O segundo dia da ForMóbile 2022, além da visitação ainda mais empolgada, também foi repleto de conversas relevantes para o mercado. No Palco ForMóbile, nesta quarta-feira (06/07), as apresentações começaram às 13h já com cadeiras repletas e público atento. 

Leia agora um pouco do que rolou nos conteúdos da ForMóbile 2022!

Protagonismo da Mulher na Marcenaria 

Por inúmeros motivos, o setor moveleiro e especificamente a marcenaria são tradicionalmente masculinos. Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de 2019 mostram que, trabalhando em marcenaria, são 3,4% de mulheres contra 96,6% de homens. 

Mas o cenário está mudando, o que se refletiu no Palco ForMóbile e no público que acompanhou o bate-papo das 13h, justamente sobre a presença, trabalho e representatividade das mulheres nesse nicho. 

O painel “Protagonismo da Mulher na Marcenaria” reuniu a arquiteta e apresentadora do ForMóbile #NoSofá Juliana Pinheiro, as Lumberjills – Letícia Piagentini e Fernanda Amaral – e Fernanda Barretto, da Oficina umauma. 

Na Lumberjills, as sócias Letícia e Fernanda estão à frente do projeto há oito anos e, além dos serviços de marcenaria, elas também ministram cursos práticos. “Decidimos investir em uma oficina devido à nossa afinidade profissional e não pela temática feminina, porém, com menos de três meses de funcionamento, percebemos o quanto essa temática é importante. Foi assim que decidimos levantar essa bandeira com força”, explicou Fernanda.

Público do Palco ForMóbile.png

O preconceito é ainda um tema muito presente no cotidiano das mulheres que executam esse trabalho. Durante a apresentação, as palestrantes reforçaram a importância de combater estereótipos e o machismo na profissão. “O que queremos é popularizar a imagem da marcenaria, que é apenas uma mulher comum que escolheu esse trabalho”, destacam as sócias. 

Fernanda Barretto enfatizou que a marcenaria feminina pode mudar a vida de centenas de mães de família. “Faço parte de um projeto que capacita mulheres para a marcenaria em áreas rurais. Já fui muitas vezes para Altamira, no Pará, onde ajudei a construir um espaço de marcenaria e um parquinho para crianças, de modo que permita que as mulheres do local possam trabalhar, ajudar na renda de casa e terem onde deixar seus filhos para brincar.” 

Ao final, algumas mulheres que assistiram ao papo compartilharam suas histórias com muita emoção e gratidão pelo exemplo e caminho traçado. 

Gestão de Marcenarias 

Na tarde, também subiram no Palco ForMóbile: 

  • Fernando Imazu (Como vender mais móveis utilizando gatilhos mentais); 
  • Paula Dutra (Marcenaria na Ponta do Lápis e Sistema FLEP); 
  • e Valci Goulart (Atendimento de alta performance: aprenda a encantar seu cliente). 

Todos compartilhando diversas dicas e experiências para que marceneiros, desde os gestores experientes até aqueles que trabalham sozinhos, aprimorem suas estratégias e garantam um resultado positivo em suas empresas. 

Fernando Imazu no Palco ForMóbile.png

Enquanto Imazu focou nas vendas, Paula compartilhou dicas de precificação eficientes para que uma marcenaria sobreviva e – mais importante! – gere lucro. Retomando ambos assuntos e falando sobre relacionamento com clientes, Valci Goulart também destacou dicas de gestão “de dono para dono”. 

ForMóbile Xperience

Aproveite para acompanhar o conteúdo captado no evento na plataforma ForMóbile Xperience!