Uma ação sustentável vai além da questão ambiental, envolve também economia circular, responsabilidade social e inclusão. Por diversos fatores, o mundo reforça cada vez mais o apelo por iniciativas sustentáveis, individuais, políticas e empresariais.  

Na área da indústria moveleira não é diferente. A Design Week de Milão em 2022 teve como temática focal a responsabilidade social, incentivando as marcas a usarem materiais e estruturas que pudessem ser reaproveitadas em eventos futuros ou doados para instituições de caridade. No Brasil, a ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira segue o mesmo caminho.  

Junto aos expositores, para aumentar a consciência sustentável, o evento priorizou a redução de materiais descartáveis e o uso inteligente e racional dos recursos. 

Saiba mais sobre as ações de sustentabilidade, com destaque ao ambiental e social, que rolaram durante a ForMóbile 2022.

Iniciativas ForMóbile e Informa Markets 

A preparação começou antes mesmo do evento. A ForMóbile antecipou as credenciais dos inscritos no formato digital para reduzir a impressão de papel e priorizou os comunicados digitais. Os materiais que necessitam de impressão, como os mapas da feira, foram feitos em papel Certificado FSC. A orientação geral para as marcas expositoras em 2022 foi sobre o uso inteligente de transporte e materiais, como o estímulo à adesão de lâmpadas LED nos estandes para a redução do consumo de energia e o uso de estruturas reaproveitáveis. Cerca de 20% de todo o carpete da feira também são de reuso.

Materiais plásticos, tanto da montagem como na realização da feira, estão sendo coletados e direcionados para reciclagem, a exemplo das bags plásticas para as credenciais de entrada.

Como sustentabilidade é mais do que questões ambientais, a Informa Markets, organizadora da ForMóbile, contratou para esta edição um amplo e diversificado quadro de colaboradores, incluindo pessoas com deficiência. “Entendemos que a inclusão é parte fundamental da responsabilidade social. Se queremos um mundo melhor, mais verde e com mais consciência, precisamos iniciar o processo pelas pessoas”, explica o show manager da ForMóbile, Tatiano Segalin.  

Responsabilidade social 

A dinâmica proposta pela Informa Markets teve adesão por parte dos expositores. Anderson Rios, consultor do mercado moveleiro e de marcenaria há 17 anos, é um dos participantes da ForMóbile que trabalha com incentivo à sustentabilidade. Rios desenvolve projetos com seus clientes sobre o uso correto e seletivo de insumos, métodos para adoção de energia limpa e tratamento para água de reuso. “Trabalhar de uma forma sustentável contribui não só para o meio ambiente, trata-se de um ecossistema. Aderir a essa questão também ajuda no protagonismo social da marca, além de contribuir para uma boa gestão humana e financeira”, explica.  Anderson lançou na feira o produto Afiando a Serra, um streaming dedicado a aulas de marcenaria. A plataforma traz, em conjunto com profissionais parceiros, cursos de gestão, marketing e projetos do básico ao avançado. 

No São Paulo Expo é possível conhecer centenas de iniciativas sustentáveis entre os expositores da ForMóbile. A organização ofereceu ações de divulgação gratuita para marcas que utilizem green smart materials, além de patrocinar projetos como o da Mach CNC – que utilizará materiais da feira para produção de móveis que, posteriormente, serão doados para entidades sociais, em ação intitulada Luz do Sol, que tem patrocínio da ForMóbile. 

Em sua primeira participação na ForMóbile, a Mach CNC apresenta no pavilhão três máquinas de corte de painéis de madeira de forma autônoma. “É a nossa primeira ForMóbile e está superando as nossas expectativas. Nesses primeiros dois dias de feira, fechamos R$ 2 milhões em vendas. É um número muito bom”, explica o diretor da empresa, Milton Machado.  

Os painéis cortados no estande da Mach CNC já têm destino certo. “Junto com outras organizações como a Hal Design, ForMóbile, Anderson Rios Consultoria, Afiando a Serra e Ideal Maq, doaremos por volta de 70 painéis para a casa São João Paulo II, que dá assistência a dependentes químicos. Os painéis serão transformados em 15 beliches para as 30 pessoas acolhidas pelo projeto e mais 10 armários grandes”, conta Machado. 

Reciclar e reutilizar 

Outra empresa expositora com forte agenda sustentável é a Greenplac, fabricante de painéis de MDF. A gerente de marketing da empresa, Laís Carelo, explica mais sobre como o cuidado com o meio ambiente está no cerne da companhia. “Cada pedacinho do nosso MDF importa para nós. Esse DNA sustentável é muito importante e a gente faz isso por meio de parcerias muito sólidas. As obras de arte que estão na frente do estande e a nossa parceria com o projeto Gerando Falcões mostram nossa preocupação nesse sentido, como reaproveitamento e cuidado com os produtos.”

As obras de arte que Laís comenta fazem parte da ação Design Circular, da Greenplac, na qual tiras sobressalentes de MDF são doadas a artistas para a criação de peças. O mesmo será feito com os painéis utilizados pela empresa na ForMóbile deste ano, que serão doados para o Instituto Resgatando Vidas, do grupo Gerando Falcões. 

Já a Frisokar, empresa do segmento de mobiliário corporativo, usou em seu estande materiais e utensílios que podem ser reaproveitados em outros eventos. O espaço foi elaborado em conceito aberto, usando o mínimo possível de estruturas de madeira que serão reaproveitadas em outras ocasiões. O piso também é reutilizável, bem como as telas e prateleiras para produtos. Uma das paredes do estande foi construída com as sobras de caixas de papelão utilizadas pela empresa.  

“A ForMóbile já é uma instituição para o setor moveleiro; é aqui que os principais negócios acontecem. Gosto muito de ver esse incentivo a práticas sustentáveis, não cabe mais no mundo de hoje instalações descartáveis e exageradas”, explica o gerente de negócios da marca, Luis Morales. Segundo ele, esta edição da feira superou as expectativas. “O evento deste ano está muito bom. Temos recebido uma visitação muito qualificada e nosso estande está cheio desde o primeiro dia. Temos excelentes perspectivas de negócios”, explica. 

A Hettich, do grupo Bigfer, trouxe ao pavilhão experiências de tecnologia e sustentabilidade. Uma das atrações do estande da empresa é a Cozinha do Futuro, toda automatizada com comando de voz. A fabricante de acessórios para móveis apoia o projeto da Ong SOS Mata Atlântica, com o qual contribuiu com 2 mil mudas para ações de reflorestamento. “Sabemos que a mata atlântica tem mais de 1 milhão de quilômetros quadrados em sua cobertura original, porém, apenas 12,4% dos remanescentes atuais são originais. É dever nosso colaborar para um mundo mais verde e sustentável, por isso ingressamos nesse projeto”, explica Leticia Kercher, supervisora de marketing da empresa. 

Parceria e formação de marceneiros 

Treinamento e capacitação também são iniciativas frequentes entre as empresas do setor moveleiro que participam da ForMóbile. Com 109 lojas espalhadas por todas as regiões do Brasil, a distribuidora de insumos para marcenaria Leo é um exemplo. “A Leo Social está presente formando marceneiros, fazendo banco de empregos, conectando as marcenarias com os estudantes da prática, trabalhando com a sustentabilidade do setor, com o propósito de disseminar conhecimento e desenvolver esse mercado”, explica o gerente de marketing, Jorge Aharonian.  

Até o terceiro dia da ForMóbile, a Leo trouxe mais de mil profissionais em caravanas para visitar o evento. “Para a Leo, a ForMóbile é um banco de negócios muito importante. Conseguimos aqui um volume de negócios muito significativo, porque é o momento de mostrarmos as máquinas energizadas e os visitantes podem conhecê-las em detalhe. Muitos dos nossos negócios realizados na feira estão relacionados a ferramentas elétricas e máquinas. Os  negócios fechados até o momento estão surpreendendo as nossas expectativas”, conta Aharonian. 

Para acompanhar a ForMóbile 

A programação de conteúdos em vídeo está disponível na plataforma ForMóbile Xperience