As palestras para marcenarias durante a ForMóbile 2022 foram sucesso de público! Com visitantes atentos e buscando atualização profissional, o Palco ForMóbile contou com a presença de Fernando Imazu, consultor e especialista em móveis planejados, durante os quatro dias do evento.

Trazendo quatro apresentações diferentes, Imazu conversou com o público sobre as principais dores dos marceneiros, dificuldades com processos e vendas, dicas de otimização e gestão, entre outros temas.

Confira abaixo os principais ensinamentos compartilhados por Fernando Imazu durante a ForMóbile 2022!

Aumentar a produção com passos simples

No primeiro dia da feira, Imazu compartilhou os 5 passos práticos, e simples de implementar, para aumentar a produção em uma marcenaria.

De forma resumida, são estes os passos:

  1. Planejar
  2. Organizar
  3. Acompanhar
  4. Padronizar
  5. Coletar dados

Mas é claro que o consultor explicou cada um destes pontos com muitas observações e mais dicas para cada momento. Em organizar, por exemplo, Imazu destaca que “um local de trabalho organizado é uma mente organizada”. Só nesse importante passo, é necessário contar com ferramentas e processos de organização, intenção, disposição, disciplina e constância, além da definição e manutenção dessa cultura dentro da empresa.

Vender móveis utilizando gatilhos mentais

Gatilhos mentais são algumas técnicas de discurso que ativam o subconsciente. São muito utilizados para vender, justamente por ajudarem os vendedores a gerar proximidade e valor para cada cliente.

Imazu compartilhou dicas e exemplos sobre cada um dos gatilhos mentais, sendo eles:

  • Especificidade;
  • Autoridade;
  • Inovação/novidade;
  • Cientificidade;
  • Escassez;
  • Urgência;
  • Prova social;
  • Reciprocidade;
  • Curiosidade;
  • “Eu sou como você”.

Conhecer, testar e aplicar os gatilhos mentais pode ajudar o marceneiro a fechar mais negócios, mas outros pontos do atendimento antes, durante e após a venda também merecem atenção.

O que fazer com muitos orçamentos e pouco retorno?

Como parte do público confirmou nesta palestra, é comum orçar diversos projetos, por vezes até ocupando o tempo pessoal, e não fechar as vendas. Para ajudar os marceneiros, Fernando Imazu explicou a importância de entender a dinâmica do orçamento e também conhecer quem é o cliente que está solicitando atendimento.

Sobre o cliente, é necessário descobrir o tipo de móvel (se é necessidade e/ou desejo), o planejamento do próprio cliente (“planejado ou desesperado”), origem e todos os custos envolvidos.

A dica de ouro de Imazu é aprender a filtrar esses clientes e assim criar orçamentos mais assertivos, para quem realmente quer fechar e se comprometeu com seu trabalho desde o início.

Surpreender o cliente utilizando overdelivery

Overdelivery, como Imazu apresentou no Palco ForMóbile, é “entregar além do esperado”. Essa técnica pode ser aplicada em diferentes pontos de trabalho da marcenaria (atendimento, produto, entrega, pós-venda, etc) e gera uma boa surpresa para o cliente.

Nesse objetivo conhecido por “fidelização de clientes”, um cliente com visão positiva sobre seus serviços promove a marcenaria para outros possíveis compradores.

Cobertura ForMóbile 2022

Você pode assistir estas palestras completas na plataforma ForMóbile Xperience!