• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A ForMóbile, Gestão

Veja como fazer a colagem da fita de borda com coladeira

A busca pelo acabamento perfeito faz parte do dia a dia dos profissionais de marcenaria, sobretudo quando o assunto é a colagem da fita de borda que, além de ser feita manualmente, também pode ser realizada com a coladeira para dar mais agilidade ao processo e qualidade ao produto final.

Confira o passo a passo do procedimento a seguir:

1. Entrada da chapa na topia

A entrada da chapa de madeira na topia é a primeira etapa do processo de colagem da fita de borda, para corrigir as imperfeições do corte antes da aplicação da cola.

2. Aquecimento

Na sequência, deve-se aquecer o hot melt até o seu ponto de fusão, de acordo com a especificação do fornecedor da cola, mantendo-o aquecido. Nessa fase, vale a pena verificar se a temperatura da cola está adequada.

3. Injeção

Antes da junção com a fita,  deve-se injetar a quantidade correta de cola na chapa com o rolo aplicador com bastante atenção, sem excessos ou baixa dosagem.

4. Rolo de pressão

Na sequência, o rolo de pressão deve ser aplicado na peça recém-agrupada para facilitar a colagem. Na sequência, deve-se utilizar o destopador para remover o excesso de fita, assim como o refilador, para retirar o excesso de fita acima e abaixo da peça e arredondar os cantos.

5. Raspador de fita e raspador de cola

Para fechar o processo de colagem, a peça precisa passa pelo raspador de fita e pelo raspador de cola, que são responsáveis por aperfeiçoar o acabamento.

Mais dicas para a colagem da fita de borda com coladeira

Além de seguir o passo a passo acima, outros cuidados são necessários para que se obtenha um melhor resultado, conforme explica Alvino Lara, gerente comercial da Proadec Brasil.

“Verificar a temperatura ambiente e regular a temperatura da máquina  de acordo com as instruções do fabricante da cola, além de climatizar a fita antes da aplicação, ajustar a pressão dos rolos e o raspador, que deve estar a 90 Cºem relação à chapa, são ações fundamentais para que a colagem da fita de borda com a coladeira seja feita com êxito.”.

Lara faz mais uma ressalva no que diz respeito ao bom funcionamento da coladeira. “Mantenha os equipamentos e as máquinas limpas, evitando a possibilidade de riscos à placa e à fita. O painel e a fita devem estar perfeitamente limpos antes de iniciar a aplicação, por isso a limpeza e a manutenção são de extrema importância no processo para garantir o melhor acabamento”, ressalta.

Além disso, é preciso preocupar-se, também, com o armazenamento, procurando guardar a fita de borda com a embalagem fechada, em local seco e fresco, para evitar tanto a umidade quanto o calor.

Você conhecia as boas práticas relacionadas à colagem da fita de borda com a coladeira? Quer saber mais sobre esse assunto? Envie uma mensagem para gente no campo de comentários abaixo. 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *