Tendências

Veja as principais funcionalidades da iluminação em projetos de móveis

Cada vez mais comum, a iluminação em projetos de móveis é uma importante ferramenta de design que precisa ter a sua funcionalidade muito bem definida pelos profissionais para ter o efeito desejado.

“É fundamental pensar na iluminação como um todo: não adianta fazê-la apenas porque está na moda. Ela precisa ser trabalhada junto com o restante das peças, pois é uma complementação à iluminação principal”, enfatiza Luciana Dias de Araujo, da Óbvio Arquitetura.

Já Janine Nemeh Nogueira ressalta a importância desse tipo de recurso. “A iluminação em móveis serve para buscar os efeitos de brilho, contraste, direcionamento e reprodução de cores e texturas.”

Onde usar a iluminação em móveis

A iluminação em móveis pode ser usada em diversos mobiliários da casa, tais como:

Armários e roupeiros

Nos armários e roupeiros, a iluminação pode ser aplicada tanto por dentro quanto por fora dos móveis, utilizando um sistema de acionamento mecânico com micro chave na porta ou via sensores. O objetivo é gerar maior conforto ao cliente, facilitando a sua busca por roupas e acessórios.

Móveis de cozinha

Na cozinha, a iluminação em móveis está presente sobre bancadas, pias e fogões, principalmente. Ou seja, locais que acabam ficando sombreados na maioria das vezes. Nesse sentido, o recurso serve como uma luz auxiliar. E por essa característica, recomenda-se a utilização de cores frias, como LEDs brancos, por exemplo.

Cristaleiras

A iluminação decorativa costuma ser usada em cristaleiras ou armários que têm portas de vidro. Além disso, devido ao seu objetivo de ornamentar, permite a utilização de lâmpadas de cor mais amarelada.

Camas

Se nas cristaleiras o efeito é decorativo, nas camas o efeito é estético, com o objetivo de valorizar o ambiente, dando-lhe um ar de modernidade por meio de uma iluminação indireta.

Armários de banheiro

Assim como nos móveis da cozinha, no banheiro a iluminação pode ser interna e externa. Nesse caso, o efeito trazido pode servir tanto para fins decorativos quanto para a realização de tarefas como a maquiagem, por exemplo.

Estantes

A iluminação em estantes pode ser aplicada dentro das divisões, dando maior clareza a cada uma delas, ao redor de todo o móvel ou por trás das divisões para iluminar os objetos e livros.

Aqui, a criatividade pode entrar em ação, por meio do uso de cores distintas. Atualmente, existem fitas de LED coloridas e que mudam de cor, de forma automática ou não.

Painéis de TV

Nesse caso, o efeito é bastante decorativo. Ele é usado nas laterais ou mesmo por trás, dando um efeito de contorno ao móvel.

Quer saber mais sobre esse assunto? Participe no campo de comentários abaixo e até a próxima! 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *