• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tendências

Por que utilizar iluminação para valorizar seu projeto de marcenaria

Pequenos detalhes podem fazer grandes diferenças. Em um setor repleto de opções como a indústria moveleira, essa verdade tem ainda mais importância. É o que ocorre, por exemplo, quando se pensa na iluminação de um projeto de marcenaria.

Adequar o projeto de iluminação com o bom uso da madeira é um dos segredos para valorizar o mobiliário

A iluminação, é hoje utilizada além de sua função básica de clarear um ambiente, mas como um conceito do projeto de marcenaria. “Com uma boa iluminação é possível separar ambientes, modificar o uso do espaço, direcionar o comportamento das pessoas, criar expectativas, entre muitas outras soluções”, enumera Thaís Oikawa Kamigashima, responsável pela TK Arquitetura e Gerenciamento.

Adequar o projeto de iluminação com o bom uso da madeira, na avaliação de Kamigashima, é um dos segredos para valorizar o mobiliário. “A marcenaria atual não é mais composta somente de itens individuais e soltos. Ela pode ser utilizada tanto para elaborar uma peça única de destaque quanto para trazer identidade a um ambiente”, explica. A madeira e a luz diferenciam os espaços, portanto é natural que esses dois itens trabalhem juntos. Eles se complementam e é possível elaborar ambientes incríveis que se transformam em diversos usos apenas com diferentes configurações da iluminação, de acordo com a especialista.

Um bom sistema de iluminação, entretanto, deve ser escolhido com critério. Há uma série de segredos que pode determinar o acerto ou não do projeto. Kamigashima lembra, por exemplo, que é preciso especificar a tonalidade certa e o grau de abertura de cada lâmpada para ter o efeito correto. “Se, em um mesmo espaço, é necessário criar uma cena de luz bem clara e outra cena de luz pontuada, pode-se usar diversas lâmpadas para ter essa variedade de efeitos”, recomenda.

Custo e manutenção

Além da atenção com os critérios de iluminação, a arquiteta lembra que é preciso ponderar as despesas. O melhor custo-benefício, segundo ela, é o que agrega o valor esperado, com peças que ganham destaque onde é necessário – e, onde não é, predomine-se o efeito da luz. “O mais importante em um projeto é verificar se a posição da iluminação está correta, sem ofuscar nem faltar.”

Há, ainda, a necessidade de pensar previamente a manutenção. “De nada adianta uma iluminação incrível se, com o passar do tempo, não é possível fazer sua manutenção”, avisa. A lâmpada de LED, nesse sentido, ainda é a sensação do mercado, com sua eficiência energética, alta durabilidade e boa variedade de cores. “O LED hoje tem uma variação enorme. É possível trabalhar com ele em diferentes usos para acolher ou para impactar. O preço já está bem acessível e a economia com a durabilidade conquista os clientes”, diz.

marcenaria moderna - infográfico

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *