ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que você precisa saber para fabricar móveis de alto padrão

móveis de alto padrão.png

A procura por móveis de alto padrão segue em crescimento, muito em função da tendência de sustentabilidade e personalização. Essas duas características do consumidor moderno alavancam certas indústrias, inclusive a moveleira.

Mas o que é preciso para fabricar móveis de luxo?

Conheça as características dos móveis de alto padrão

Os móveis de alto padrão não se caracterizam por apresentar design elegante e arrojado, nem tampouco por sua beleza. Esses atributos são uma consequência dos móveis de luxo, que apresentam diversos requisitos que os classificam como peças de alto padrão.

Mais do que pertencer a uma marca forte e sólida no mercado, os móveis de alto padrão devem se apresentar com algumas características. Veja:

  • Os móveis de alto padrão apresentam revestimento de qualidade, o que pode ser feito com laminados de resina polimérica, por exemplo, que garantem durabilidade (resistência do material) com excelente percepção de qualidade (garantia de tonalidade de cor);
  • Os móveis de luxo possuem ótimo acabamento estético, com uniformidade de cor e tom. É importante contar com um bom substrato, como a madeira nobre, mas o que também é valoroso é o material que reveste essas madeiras;
  • Ainda quanto ao acabamento, são móveis que apresentam qualidade de bordeamento e fita de borda bem instalada, bem como uma boa apresentação geral da peça depois de montada;
  • Esses móveis também tendem a ser mais encorpados, com partes de composição com maior espessura e qualidade, e com maior possibilidade de modulação e personalização;
  • Os móveis de luxo costumam apresentar corrediças e dobradiças mais encorpadas e de marcas que são referências em sistemas de abertura.

Em outras palavras, na hora de fabricar móveis de alto padrão, é preciso contar com materiais e ferragens de primeira linha dentro de uma cadeia de alto padrão para atender às necessidades produtivas.

Na visão de João Segatto, diretor da Segatto - Marcenaria de Alto Padrão, a presença de detalhes mais refinados nos móveis de luxo, que demonstrem maior elaboração e valorizem o design, é importante: “Alto padrão tem um pensamento definido, nada é aplicado a esmo.”

Entenda a fundo o mercado de móveis de luxo

A busca por residências e espaços comerciais de alto padrão vinha em crescimento no Brasil nos últimos anos. A pandemia freou um pouco os ímpetos dos compradores, mas podemos esperar que essa procura seja retomada em médio prazo.

Diante desse fato, os móveis de alto padrão também passam a ser mais requisitados pelos usuários do imóvel. Inclusive, o crescimento da procura por designers de interiores também vem acontecendo no Brasil.

E o que isso significa? Que o trabalho de arquitetos e designers de móveis de alto padrão será maior. Com a alta demanda, é preciso contar com um marceneiro ou uma marcenaria de confiança para executar os projetos (e expandir a cartela de clientes).

É importante destacar, ainda, que há algumas tendências do mercado brasileiro na produção de móveis que você deve conhecer:

  • Mescla da produção artesanal (handmade) com técnicas modernas do mercado moveleiro, que alia o trabalho a mão com a tecnologia para proporcionar personalização e conforto;

  • Cuidado maior com a sustentabilidade, no sentido de utilizar materiais certificados e economizar recursos naturais, uma vez que os consumidores estão mais conscientes;

  • Opção por móveis duráveis como forma de reduzir a quantidade de lixo produzido e de investir melhor os recursos financeiros.

Tenha um parceiro para fabricar móveis de luxo

Se você é um arquiteto ou designer de interiores e não tem parceiros confiáveis para fabricar móveis de luxo, é bom se preocupar com isso. Como garantir acabamentos modernos e de qualidade para obter o melhor resultado possível em seus projetos sem alguém para executá-los?

A excelência na prestação do serviço moveleiro é uma variável de competitividade estratégica. Qualidade e pontualidade no serviço de montagem, por exemplo, é algo muito valorizado. Afinal, os móveis de alto padrão podem até sair da fábrica em perfeitas condições, mas podem perder durabilidade e qualidade devido a uma montagem mal-executada.

Em outras palavras, todo o processo produtivo de móveis de alto padrão pode atingir a perfeição se marceneiros ou marcenarias aproveitarem adequadamente os recursos da tecnologia, especialmente em ferramentas de corte e na montagem.

Por isso, tenha profissionais que estejam antenados ao mercado e saibam utilizar as melhores técnicas para fabricar móveis de luxo. Assim, você garante o sucesso nos projetos e a satisfação de seus clientes.

Garantir móveis de alto padrão é garantir qualidade, durabilidade e beleza aos clientes. Para tanto, arquitetos e designer devem encontrar parceiros de confiança para fabricar os móveis de luxo e ficar antenados nas tendências do mercado.

Quer aprofundar no que o mercado vem trazendo? Veja nosso conteúdo especial sobre novos conceitos para produzir móveis!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar