ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

produzir móveis planejados de qualidade

5 cuidados para produzir móveis planejados com qualidade

Para produzir móveis planejados de qualidade, invista em planejamento e organização!

Produzir móveis planejados pode ser um processo muito mais fácil do que a maioria dos marceneiros, designers e arquitetos imaginam, desde que haja organização, boa comunicação entre os envolvidos e disposição para trabalho em conjunto. Como a sua marcenaria lida com a criação e execução de móveis planejados para que o produto entregue apresente alta qualidade?

A cadeia de produção do móvel precisa ser pensada como um todo, apresentando uma linguagem comum para os envolvidos. Um erro comum é o trabalho de forma individualizada entre os responsáveis pela criação e pela execução. É necessário que os projetistas conheçam os processos produtivos, e os funcionários da indústria compreendam as reais intenções da área de criação, para que, dessa forma, todos caminhem para um mesmo objetivo, que é atender o cliente com excelência.

A seguir, descubra quais os cuidados são necessários para produzir móveis planejados com alta qualidade. Vamos lá?

Produzir móveis planejados requer cuidados

Um móvel planejado de qualidade deve contar, de forma básica, com materiais de boa qualidade, bem acondicionados e fornecidos por empresas de confiança, além de ser entregues ao cliente e montados com todo o cuidado necessário.

Igor Josué, proprietário da marcenaria “À Marcenaria”, em Belo Horizonte/MG, nos passou as seguintes dicas sobre gestão de produção, que afetam diretamente a qualidade dos móveis:

1. Trabalhe com profissionais capacitados

Produzir móveis planejados demanda um alto grau de conhecimento técnico, foco e organização para que cada etapa produtiva seja executada corretamente. Dessa forma, invista no treinamento frequente de seus funcionários, arquitetos e designer parceiros, para que conheçam melhor a realidade produtiva.

“Na À Marcenaria, às segundas-feiras, no início do expediente, todos os funcionários participam de uma reunião de alinhamento da produção semanal. São explicados todos os projetos a serem executados, móvel por móvel, detalhe por detalhe, para que as dúvidas sejam solucionadas de forma coletiva. São apresentadas, também, fotos dos ambientes em que os móveis serão instalados, assim como as expectativas de cada cliente. Dessa forma, o time fica alinhado e fortalece o senso de cooperação profissional pois todos aprendem e ensinam”, conta Igor Josué, gestor da À Marcenaria.

2. Crie o Procedimento Operacional Padrão para otimizar a produção

O POP é um documento que especifica a forma mais eficaz para a execução de uma tarefa, devendo fazer parte do treinamento dos funcionários. Invista tempo em um bom planejamento operacional para evitar desperdícios de produção, material e energia.

3. Pense em um layout funcional e prático para a linha de produção e montagem

Com a criação dos POPs, fica mais fácil identificar, também, quais setores devem estar próximos, em termos de disposição no ambiente físico da marcenaria. Por exemplo, é recomendável que a área de embalagem esteja próxima à área de montagem final, diminuindo o tempo de produção.

4. Estabeleça a comunicação eficiente com todo o time

Funcionários operacionais, gestores, projetistas e setor de criação devem estar alinhados com os objetivos de cada projeto, e trabalhando em conjunto para produzir móveis planejados. Uma boa comunicação permite a resolução rápida das demandas que venham a surgir ao longo de todo o processo.

5. Invista em novas tecnologias

A tecnologia está cada vez mais avançada em termos de maquinário, ferramentas e processos. É importante estar atento às novidades que surgem como forma de produzir móveis planejados de qualidade, e no menor tempo possível.

“Atualmente contamos com seis funcionários e, após desenvolver a gestão desses cinco pilares de qualidade produtiva, pudemos notar uma melhora significativa da pós-venda e da satisfação dos clientes. Esses cuidados de planejamento diminuem a volta de serviços; diminuem o esquecimento de peças durante a produção e montagem; diminuem o desperdício de material e desgastes desnecessários com a equipe. Nossos funcionários conhecem todas as etapas de produção dos nossos móveis e investir em planejamento e organização elevou muito a qualidade dos nossos serviços e produtos”, conclui Josué.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar