ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saiba mais sobre o design biofílico na marcenaria

design biofilico.png
A adoção do design biofílico é uma grande tendência do setor moveleiro devido aos benefícios que ele traz.

Quem não sente uma atração natural pelos elementos naturais? O design biofílico parte do pressuposto de que nós, seres humanos, buscamos a todo o momento estar em contato com o natural. O objetivo é simples: ter mais saúde e bem-estar.

Por isso, reunimos aqui algumas das principais informações sobre design biofílico e como ele se aplica na marcenaria. Saiba mais a seguir!

O que é design biofílico?

O design biofílico é uma forma de criar ambientes naturais que melhorem nossa saúde e bem-estar, seja para viver, trabalhar ou aprender. Ao incorporar as características da natureza aos espaços construídos, ainda que representada em cores, materiais e outros elementos, é possível obter um grande efeito positivo. 

Importância

Luize Andreazza Bussi, arquiteta especialista em design biofílico, durante sua palestra na ForMóbile Xperience, fez considerações sobre a importância deste tipo de design na atualidade. Em sua visão, as características dele já trazem sua relevância:

  • O design incorpora práticas que colocam as plantas no ambiente, de modo que elas façam a purificação do ar e melhorem sua qualidade, e outras práticas naturais, como o aumento da luz natural que flui pelo edifício;
  • A arquitetura e o design são mais sutis com a biomimética (imitação da natureza), mas os próprios materiais são frequentemente projetados para melhorar ou aprimorar os elementos biofílicos;
  • É centrado na saúde e no bem-estar dos usuários.

Citando a pesquisa “The global impact of biophilic design in the workplace”, Luize apresentou dados muito interessantes. Os elementos mais desejados nos escritórios são luz natural, plantas, silêncio e tranquilidade, vista para o mar/lago e cores vibrantes. 

Outra informação que comprova a importância do design biofílico diz respeito ao aumento da criatividade e da sensação de bem-estar. A pesquisa apontou um aumento de 15% em escritórios com elementos naturais.

Em resumo, a presença desses elementos melhora a experiência que uma pessoa tem no espaço.

Bases do design biofílico

Para compreender o design biofílico, é fundamental entender as 3 bases. A especialista aborda todas elas:

  • Analogias aos elementos naturais: materiais e padrões que evocam a natureza (formas e cores) e se caracterizam por 4 tipos, que são arte-final representacional, ornamentação, formas biomórficas e uso de materiais naturais. Fotos de árvores e móveis com formas orgânicas e não geométricas são bons exemplos.
  • Natureza no espaço: visa incorporar elementos naturais no ambiente construído, tais como plantas em vasos, recursos hídricos, animais. Aquários, jardins, janelas voltadas para a natureza são exemplos.
  • Natureza do espaço: forma como as pessoas reagem fisiológica e psicologicamente às diferentes configurações espaciais. São as sensações que os ambientes nos causam.

Design biofílico na marcenaria

Algumas características do design biofílico já dão inúmeras ideias sobre sua aplicação na marcenaria. O uso de cores que remetem aos ambientes naturais é algo bastante utilizado. Verde, azul, marrom e bege estão sempre presentes nesses projetos. Inclusive, várias cores já trazem o nome de elementos naturais, como areia.

Além das cores, vemos um grande uso de elementos e texturas feitos com materiais que encontramos na natureza ou que façam alusão a ela. A marcenaria vem utilizando bastante madeiras sem tratamento em seus projetos, e elas são somente uma das opções. Em geral, os padrões que fazem referência a esses materiais são bastante consumidos nos últimos tempos.

Outra aplicação interessante, que é gerada com a parceria entre marceneiros e arquitetos, são as variações no mobiliário que abordam formas mais orgânicas. O objetivo é deixar o ambiente mais natural, como prega o design biofílico.


A adoção do design biofílico é uma grande tendência do setor moveleiro devido aos benefícios que ele traz. A sensação de bem-estar e qualidade de vida é maior, e as possibilidades são inúmeras. Em nossa visão, a marcenaria já sai na frente, porque trabalha bastante com madeira, um dos elementos mais buscados neste tipo de design.

Confira neste post sobre móveis para áreas externas como essa tendência está muito presente. 

Você pode acompanhar nossa conversa com Luize Andreazza Bussi no ForMóbile Xperience. Cadastre-se gratuitamente e assista aqui!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar