“Casa organizada, mente organizada” – a maioria de nós provavelmente já ouviu algo do tipo. Com o trabalho e estilos de vida cada vez mais frenéticos, é comum ter dificuldade em corresponder a essa máxima. O isolamento e os longos períodos de tempo dentro de casa estão motivando um boom nas técnicas de arrumação. A organização virou uma tendência.
A pandemia como motivador
Limpar e arrumar a casa despontou como uma tendência ainda no começo de 2019. Há um simples motivo para isso: a série da Netflix “Ordem na Casa com Marie Kondo”. Depois de assistirem a especialista em organização trabalhar nas casas de estranhos, todos sentiram uma influência desse hábito. Parece até que o Método KonMari despertou um amor desconhecido pela arrumação no coração de muitos. Com essa inspiração inicial, o hábito cresceu ainda mais com a pandemia.
O coronavírus não mudou só o mundo, mudou os nossos hábitos. Valores estão mudando e o dia a dia está se tornando cada vez mais importante, o que inclui as nossas casas. Anteriormente, raramente passamos tanto tempo dentro de casa. Refletimos mais sobre como efetivamente queremos viver. O que uma casa precisa para ser um lugar de bem-estar?
Essa é uma tendência que surge em uma sociedade influenciada por fatores como a redução das moradias e dos espaços de convivência, a consciência ambiental e a preocupação com a saúde mental. E vai além de ter uma casa mais organizada: é sobre alinhar e ordenar o interior. Nossos relacionamentos com nossas casas estão sendo redefinidos. Como a casa nos faz sentir? O que posso fazer para ficar mais à vontade? Como posso deixar minha casa mais saudável?
A falta de espaço pede novos sistemas de organização
Essas questões também aparecem pelas mudanças nos espaços de convivência. Mesmo com a popularidade das zonas rurais crescendo com a pandemia, os atrativos – e problemas – das cidades não diminuíram. Aluguéis altos, preço das residências crescendo e espaços de convivência cada vez menores são consequências. Essa combinação está mudando os ideais sobre o que é um lar.
A organização é uma tendência motivada principalmente pela falta de espaço: temos muitas coisas, mas poucos lugares para guardá-las. Porão, sótão e garagem eram depósitos comuns há alguns anos – principalmente no exterior – mas agora muitos precisam guardar todos seus pertences dentro de um apartamento. Cada pessoa na Alemanha possui cerca de 10.000 itens, e nos Estados Unidos o número chega a 30.000.
Enquanto os espaços diminuem, precisamos repensar as relações de posse e consumo. O que precisamos para viver bem? Jogar tudo fora também não é a saída. Do ponto de vista psicológico, nossos pertences ajudam na sensação de segurança e permitem a expressão de nossas personalidades.
O que precisamos, então, são novos sistemas de organização. Sistemas que ajudem a ordenar o ambiente e o bem-estar.
Organizar a casa para organizar a mente
A tendência de minimalismo é maior do que nunca. Vivemos em uma sociedade que está correndo uma maratona inacabável, do trabalho estressante até as obrigações sociais. Esse nível de comprometimento está influenciando no desejo de ter mais calma. A arrumação e organização trazem benefícios para além das casas.
Um estudo da Princeton University enfatizou a importância de uma casa organizada. Os pesquisadores demonstraram que a bagunça reduz a habilidade de concentrar-se. Outro estudo de 2013 mostrou que pessoas em ambientes bagunçados cometem mais erros do que aquelas em um espaço organizado.
Fazer aquela faxina e se livrar de itens antigos e desnecessários podem te fazer mais eficiente. Mas onde devemos guardar nossas coisas se o espaço de armazenamento é limitado e jogá-las fora não é uma opção?
Soluções de armazenagem para uma casa organizada
Cada vez mais, as pessoas querem sistemas de organização inteligentes, estilosos e multifuncionais para suas casas. E algumas empresas já captaram essa necessidade e tendência e estão respondendo de acordo!
Produtos como caixas, baús e cestos aparecem com diversos estilos, tamanhos e valores. A organização sempre combina, também, com móveis multifuncionais e modulares, já que espaços pequenos pedem soluções inteligentes – muitas vezes até com os móveis planejados.
Leia também: Móveis multifuncionais e móveis planejados: diferenças e semelhanças
Além dos produtos e móveis que ajudam a criar ordem na casa, outro mercado está surgindo nessa indústria de design de interiores: consultores e coaches que ajudam as pessoas nas necessidades de arrumação e organização.
A casa organizada do futuro
Viver em uma sociedade consumista e com uma redução de espaços nas cidades está mudando as necessidades de consumidores. Pertences viram um fardo, e a organização um estilo de vida. Uma casa organizada é a resposta para a crescente complexidade do dia a dia. A situação pede soluções criativas e inovadoras. Até agora, alguns pioneiros da indústria de móveis e decoração adaptaram suas estratégias para atender a casa do futuro, cada vez mais organizada. É animador pensar em quais sistemas e produtos surgirão para essa demanda.
Originalmente publicado em imm cologne, traduzido e adaptado por ForMóbile Digital