ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mercado de luxo e inspirações de Milão

Article-Mercado de luxo e inspirações de Milão

Mercado de luxo e inspirações de Milão - Palco ForMóbile 2024.png

Confira as principais tendências em design de móveis observadas pelos especialistas Juliana Pinheiro, Neiza Costa e Adriano Barbosa

O mercado de móveis de luxo no Brasil está diretamente ligado às tendências ditadas pelo mercado externo, especialmente pelo o que tem sido produzido na Europa. É por isso que eventos como a Semana de Design de Milão são tão importantes, afinal, o que é exposto lá vira tendência no setor em todas as partes do mundo.

Pensando nisso, as arquitetas Juliana Pinheiro e Neiza Costa, que visitaram o evento, decidiram compartilhar um pouco do que viram por lá na forma de insights para quem quer estar por dentro das novidades que, em breve, vão tomar conta do mercado brasileiro.

Para começar, elas observaram que o design tem percorrido um caminho cada vez menos rígido e mais fluido. Ou seja, é possível notar que as peças estão assumindo cada vez mais curvas, trazendo essa ideia de fluidez e garantindo a possibilidade de diferentes identidades. 

“Podemos observar cada vez mais tapetes orgânicos, sofás redondos, mesinhas de cabeceira redondas e, então, podemos dizer que as coisas não tem mais ponta porque a ponta é rígida e o design tem nos pedido cada vez mais fluidez”, observa Neiza Costa.

Outra tendência que as arquitetas observaram que segue sendo cada vez mais forte é a sustentabilidade, que desde a pandemia tem sido um dos principais focos do mercado. “Vimos muitos móveis feitos de resina ou a partir do reaproveitamento de materiais”, comenta Juliana, enfatizando que o reuso será uma prática cada vez mais aplicada.

Em relação aos materiais mais vistos nos móveis expostos em Milão, as arquitetas destacaram o uso de materiais naturais ou que imitam a natureza, vidros, acrílicos, resinas, itens metalizados e o próprio metal.

Já quando o assunto é paleta de cores, elas pontuam que as principais tendências são tons terrosos, verde, marrom com rosa, cores lavadas (com branco na composição), branco e roxo.

Juliana e Neiza também enfatizaram que, para além de um design inovador, os móveis expostos em Milão também apostaram em funcionalidade e flexibilidade, ou seja, possuíam elementos com várias funções, permitindo sua adaptabilidade ao dia a dia. Para elas, as cinco características principais que definem as tendências vistas no evento são: integração, equilíbrio, bem-estar, fluidez e energia feminina. 

Por fim, ao fazer uma comparação das tendências observadas em 2023 com as de 2024, as especialistas pontuam que as estampas florais, com mesclas e com formas geométricas vão se manter em alta, assim como o tecido boucle em collab com diversos materiais. Elas também observaram que madeiras claras, escuras e avermelhadas vão seguir sendo presentes nos móveis de luxo.

Mercado de luxo e influência no mobiliário

Outro entusiasta do assunto que analisou as tendências desse mercado é o comunicador Adriano Barbosa, especialista em arquitetura, design e mobiliário. Para ele, o luxo sempre esteve atrelado à realidade cultural, política e econômica de um país.

“Não podemos falar de luxo sem falar de arte, sofisticação, contemplação, personalidade, bom gosto e riqueza cultural”, pontua. 

Segundo Adriano, a principal tendência deste mercado atualmente é o design atrelado à arte. “Luxo é arte e arte é o que tem propósito e cuida das pessoas e do meio ambiente”, observa o especialista. Ainda de acordo com ele, o grande diferencial do mobiliário de luxo está justamente em não ser padronizado, afinal, luxo hoje é sinônimo de personificação. 

Além disso, Adriano destaca o maximalismo como o ponto forte desse mercado atualmente. “O maximalismo não é só uma coisa bonita, gritante e de cor, mas sim algo que chama a sua atenção com menos quantidade mas extrema qualidade”, comenta o especialista, acrescentando que essa tendência possui uma elegância própria e única. 

Para finalizar, o comunicador enfatizou que o uso de materiais sustentáveis não é mais um diferencial e sim uma necessidade dentro do mercado de luxo.

Assim como a mistura entre o que é moderno e inovador com o que nos liga a nossa ancestralidade e ao tradicionalismo. É justamente essa mescla que resulta em peças que despertam nas pessoas o encantamento que só o mobiliário de luxo é capaz de oferecer.

Mais conteúdo no Report ForMóbile

Estas palestras aconteceram no Palco ForMóbile. Para conferir mais tendências apresentada no evento, baixe o Report ForMóbile 2024!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar