Fabricar móveis estofados, de alta qualidade, exige uma estrutura física organizada, processos de produção bem definidos, assim como treinamento de pessoal e parceria com bons fornecedores. A escolha correta dos materiais para fabricar estofados varia de acordo com as demandas de cada cliente!
Vitória Procópio, head de design industrial da Veromobili, enfatiza: “É imprescindível considerar o contexto em que o estofado será inserido para comprar, adequadamente os materiais de fabricação do mesmo. Conheça as necessidades de uso e manutenção do móvel, assim como o estilo decorativo do ambiente e as características climáticas da região! A presença de crianças e animais de estimação, por exemplo, demanda materiais específicos para esse cenário de uso.”
Deve-se oferecer não apenas o mobiliário, mas também experiências de uso únicas, extraordinárias! Acompanhe, a seguir, e conheça dicas valiosas que auxiliam a compra de materiais para fabricar estofados.
Materiais para fabricar estofados: tecidos
A escolha correta do tecido implica em conhecimento profundo das características dos tecidos disponíveis no mercado e das necessidades do cliente.
Um erro muito comum é acreditar que tecidos escuros duram mais, o que não é necessariamente verdade, porque a durabilidade está mais relacionada à composição do tecido. Fibras naturais (como lã, algodão e linho) apresentam um toque mais suave, mas são mais frágeis, podendo desbotar e manchar com facilidade. Os tecidos mistos, com fibras naturais e sintéticas, possibilitam toque suave com maior durabilidade.
Vitória Procópio, indica: “Para quem tem gatos em casa e não quer ter a surpresa de ver seu sofá arranhado, os melhores tecidos são os Acquablock, Suede, Brim e Sarja. Para quem mora em climas mais amenos e prima por alta durabilidade, o couro, courino e veludo são ótimas opções. Para quem prefere o estilo contemporâneo e tecido mais fresco, o linho (com toda a sua versatilidade) é o indicado. Capas são uma excelente opção para evitar sujeira e o melhor tecido é aquele que o cliente se sente bem em usar!”
Materiais para fabricar estofados: espumas
A principal característica da espuma é sua densidade, que varia para estofado de assento, encosto e apoio para os braços, por exemplo. A faixa de densidade mais comum varia de 26g/cm³ (mais macia, indicada por D-26) a 33g/cm³ (mais dura). O encosto e o apoio dos braços, como recebem menor carga de peso, podem contar com espumas mais macias (D-23 a D-26).
A D-33 é indicada para assentos de sofá que serão utilizados por pessoas com até 1,80m de altura, e peso entre 71kg e 100kg. Para usuários acima de 100kg, é recomendada a D-45.
Vitória Procópio enfatiza: “Para os estofados de uso residencial, que demandam maior durabilidade e conforto, são indicadas as espumas soft (mais macias), com densidades entre D-26 e D-28. Para estofados de ambientes corporativos, com uso mais intenso, o ideal são as espumas com densidade entre D-33 e D-45, aumentando a durabilidade do móvel. Caso o usuário apresente problemas na região lombar, as espumas mais duras são as indicadas.”
Materiais para fabricar estofados: molas
O uso de molas para estruturar o móvel estofado garante maior conforto e durabilidade, sendo os tipos mais comuns: Pocket e Bonnel. As molas são materiais de alta relevância para fabricar estofados, pois evitam a deformação do mesmo.
Molas Pocket: molas ensacadas individualmente, diminuindo a transmissão de movimento entre si. Dessa forma, quando duas pessoas estão sentadas em um mesmo sofá, por exemplo, se uma se levantar, a outra não sente o movimento das molas devido à diferença de pressão.
Molas Bonnel: molas em formato bicônico, produzidas com aço de maior espessura e resistência. Esse tipo de mola permite maior durabilidade e estabilidade, facilitando o retorno do estofado à altura original, após ser deformado pelo peso do usuário.
Materiais para fabricar estofados: percintas
A percinta elástica é responsável por características, como estabilidade de apoio ao corpo, maleabilidade do estofado e conforto de uso. Trata-se de tiras elásticas que sustentam a espuma, sendo fixadas na estrutura do móvel (madeira e/ou aço).
Vitória Procópio recomenda sempre utilizar percintas com tiras mais largas! As italianas são de excelente qualidade, o que significa que suas características serão mantidas, mesmo depois de longo período de uso.