ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

tecnologias-impressao-madeira-formobile

Veja quais tecnologias usar para a impressão em madeira

Em alta entre arquitetos e designers de produto, a impressão em madeira tem ganhado cada vez mais força no mercado por dar um toque diferente à decoração dos ambientes.

Entre as principais tecnologias disponíveis no mercado, destaque para a impressão com tinta ultravioleta (UV), realizada por máquinas de alta tecnologia. “A impressão UV é capaz de imprimir em superfícies rígidas de até 2,5 cm de espessura”, ressalta Esther Oliveira, designer da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

O processo é considerado ecologicamente correto porque as tintas utilizadas não possuem solventes químicos, o que garante, evidentemente, que não haja a emissão de substâncias químicas no ar durante a transferência da tinta para o substrato (no caso, a madeira), evitando, assim, impacto ao meio ambiente e às pessoas que manuseiam os equipamentos.

Na impressão UV, a secagem das tintas é realizada de forma praticamente instantânea, através da emissão da luz ultravioleta imediatamente após o processo de impressão. Além disso, o resultado é de alta definição, já que as tintas possuem secagem ultrarrápida e não dispersam sobre a superfície trabalhada.

Impressão digital

A impressão digital em madeira é um procedimento que demanda técnica e equipamentos de boa qualidade. O processo costuma ser realizado de três formas distintas: por transferência térmica, a laser e/ou por jato de tinta. No setor de móveis, a impressão digital por jato de tinta surge como uma complementação às linhas de pintura tradicionais e traz, como diferencial, a oportunidade de criar novos conceitos e projetos com alto valor agregado, custos estáveis e resultados incomparáveis aos processos analógicos atuais.

“Com a tecnologia de impressão digital, a indústria moveleira pode dar respostas mais rápidas ao mercado, abraçando novas tendências, produzindo protótipos e testando produtos nos pontos de venda de forma muito ágil, em um curtíssimo espaço de tempo.  Para se ter uma ideia, entre criar uma imagem digital e tê-la aplicada a um móvel pronto para venda, bastam algumas horas”, explica Solivan Szupka, responsável pelo  desenvolvimento de aplicações da empresa Ampla Digital.

Impressão a laser

O processo de gravação a laser é indelével, ou seja, não sai com a ação do tempo ou com o uso do material impresso. Além disso, é preciso e de alta qualidade.

Contudo, na gravação a laser, não é possível escolher a cor da gravação, pelo fato de o feixe de luz fazer o desgaste da peça. O “baixo relevo” é feito de forma delicada, quase imperceptível ao toque. E a área de gravação é limitada, variando de acordo com a peça a ser gravada.

Serigrafia

Também chamada de silk-screen, a serigrafia é uma técnica de impressão no qual a tinta é vazada através de uma tela, esticada em um quadro de madeira, alumínio ou outro material semelhante (bastidor). A “gravação” ocorre quando esta matriz serigráfica previamente tratada com uma emulsão fotossensível é exposta à luz.

O nível de detalhe desejado no projeto é o que deve determinar o tipo de madeira a ser utilizado e também a trama do tecido da matriz. Se a impressão for altamente detalhada, tende a ser necessário o uso de uma tela com mais fios de tecido e uma madeira com menos granulação. Mas se a impressão tiver menos detalhes, como um texto, por exemplo, pode-se usar uma tela de malha inferior e uma madeira mais rústica.

 “Independentemente da tecnologia empregada, a impressão em madeira é amiga do meio ambiente, devido aos materiais e às tintas utilizadas, além de também oferecer vastas possibilidades decorativas, como renderizar uma imagem com fidelidade suficiente para dar-lhe uma aparência fotográfica, ou apenas aproveitar a grão de madeira natural, que fornece uma aparência mais rústica”, ressalta a designer.

Você já conhecia as tecnologias de impressão disponíveis para painéis de madeira? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar