ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

salao-movel-milao-tendencias-formobile

Salão do Móvel de Milão 2017: confira as principais tendências

Desde 1961, quando surgiu, o Salão do Móvel de Milão tornou-se um dos eventos mais aguardados por arquitetos, decoradores e designers de todo o mundo. A sua primeira edição aconteceu para promover a exportação italiana de móveis e reafirmar a qualidade moveleira do país. Hoje, porém, seu alcance e sua representatividade romperam barreiras: o Salão do Móvel de Milão é uma referência mundial para o setor, além de uma importante fonte de tendências e inspiração.

Neste ano, a feira aconteceu em abril e reuniu 2.500 expositores, nos pavilhões da Feira de Rho, na zona oeste da cidade. Na ocasião, foram apresentados novos designs de móveis e acabamentos, mas o grande destaque ficou por conta da iluminação. “O que me chamou a atenção foi a grande quantidade de designs de luminárias decorativas, mais expressivas, para mostrar mais a luz, assim como outras com um toque mais sutil na iluminação”, comenta o arquiteto André Carício.

O profissional destacou, ainda, a presença maciça do uso da luz de LED que, para ele, “imperou no Salão do Móvel de Milão”. Ainda nesse quesito, “um estilo urbano e industrial, em contraponto com materiais e formas tradicionais, também, apareceu como uma tendência forte. ”

Confira, a seguir, outras tendências vistas no Salão do Móvel de Milão 2017.

Mistura de estilos

A combinação de estilos antigos e modernos foi uma das tendências apresentadas que têm tudo para ser destaque no mercado de móveis e decoração neste ano. Além disso, a combinação de móveis arredondados e sinuosos, responsáveis por dar um ar mais vintage aos ambientes, se contrapondo com móveis e objetos de linhas retas e ortogonais, também devem ganhar espaço ainda em 2017.

Materiais como couro, madeira e bambu brilharam bastante, juntamente com peças artesanais, feitas à mão. Já em relação aos acabamentos, a presença da madeira, com aspecto de plástico, e do veludo também foi muito percebida.

“Além disso, foram apresentados ambientes mais limpos e clean, com acabamentos mais finos e mais delicados, sem testeiras enormes e com rodapés embutidos, mostrando mais refinamento nos acabamentos”, salienta Carício.

Cores

No quesito das cores, o vermelho terroso e os alaranjados combinados com azul predominaram no Salão do Móvel de Milão. Influenciadas pela cultura da África e da América Latina, as tonalidades conferem uma sensação de aconchego e de calor aos ambientes.

Contudo, de modo geral, destacaram-se, também, o verde, o amarelo e o rosa antigo, além da combinação de paredes coloridas com móveis claros, de formas elegantes e ousadas. Não à toa, a tendência de deixar as paredes com cores mais vivas à mostra, em combinação com móveis mais claros, foi bastante lembrada, garantindo um visual moderno e sofisticado.

Tendências que vieram para ficar

Para o arquiteto André Carício, muitas das novidades e dos lançamentos em materiais que foram apresentados vieram para ficar. “Tendência, muitas vezes, é moda e acaba rápido, mas de tudo o que pude observar no Salão do Móvel de Milão, materiais como madeira e granito são permanentes no mercado de móveis, e o LED na iluminação, sem dúvida, veio para ficar pela questão da economia de energia e o apelo sustentável”, conclui.

Quer saber mais sobre as tendências do mercado de móveis? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar