ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Projeto Raiz - Designers brasileiros de móveis

Projeto Raiz: conheça o trabalho de designers brasileiros de móveis

O país é referência no setor, e, por isso, listamos alguns designers brasileiros de móveis que vêm ganhando notoriedade no mercado.

O design brasileiro é pulsante e plural. Promovê-lo no mercado externo impulsiona toda a cadeia moveleira do país. É com essa base que surge o Projeto Raiz, uma iniciativa do Sindmóveis e da Apex-Brasil, que está dando ainda mais visibilidade aos designers brasileiros de móveis.

“O talento dos designers brasileiros de móveis precisa chegar ao mundo, é uma mescla de culturas, materiais e técnicas que resultam em uma criatividade ímpar e em uma diversidade demandada globalmente”, explica a coordenadora do Projeto e consultora do Sindmóveis, Ana Cristina Schneider.

O Projeto Raiz é uma ação setorial de apoio às exportações e internacionalização dos designers de móveis brasileiros. Ele busca, entre outras pautas, a inserção dos profissionais nos mercados externos mediante duas frentes, conforme explica a coordenadora do trabalho.

“A nossa inteligência estratégica busca oportunidades para os designers licenciarem fabricação e distribuição de seus produtos para indústrias e varejos e, também, ocasiões para exportação do móvel assinado, em parceria entre o designer do Raiz e seu parceiro industrial”, sintetiza Schneider.

Cabe destacar que o principal destino das licenças internacionais dos participantes do Projeto Raiz é a Itália. Na sequência, vem o mercado estadunidense. Quanto ao desempenho das ações estratégicas, tem-se um total de 344 produtos criados por designers brasileiros de móveis à venda no mercado internacional.

Na Semana de Design de Nova York, por exemplo, o projeto levou ao evento 19 estúdios brasileiros, o que fez com que o país tivesse a sua maior participação no NYCxDesign.

Saiba mais sobre o trabalho de designers brasileiros de móveis do Projeto Raiz

Dentre os designers participantes do projeto que foram até o NYCxDesign, estão:

Paulo Alves

Paulo Alves - Divulgação

 

Seu trabalho tem os fundamentos da marcenaria artesanal e conta com inspiração criativa na arte concretista. Paulo já tem 20 anos de mercado e um aspecto bastante marcante nos seus móveis é o uso da madeira com características naturais e simbólicas.

O resultado do trabalho de Paulo Alves é sempre bastante impactante em razão de seu modo extremamente autoral de criar. Cabe destacar, ainda, que o seu trabalho do designer remete ao legado dos mestres do móvel moderno brasileiro.

Alessandra Delgado

Alessandra Delgado - Divulgação

Assim como o Paulo, Alessandra é um dos expoentes entre os designers brasileiros de móveis. Ela tem um estilo bastante próprio e desenvolve projetos que são 100% autorais.

A arquiteta apresenta como característica um trabalho mais customizado para restaurantes, condomínios, hotéis e ambientes corporativos em geral. Suas marcas registradas são a personalização e a excelência nos acabamentos dos projetos.

Aristeu Pires

Aristeu Pires - Divulgação

O trabalho desenvolvido por Aristeu Pires já é encontrado nas principais lojas de decoração do país e em projetos dos mais importantes escritórios de arquitetura, tanto residenciais quanto corporativos.

Além de expertise e reputação consolidada no mercado nacional, a marca de Aristeu também é conhecida fora do país - desde 2016, o designer possui uma loja em Chicago, nos Estados Unidos, em parceria com um grupo de investimento.

Você já conhecia o trabalho desses designers brasileiros de móveis? Conhece outras iniciativas como a do Projeto Raiz? Compartilhe nos comentários!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar