ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

moveis-hibridos-criacao-designer-formobile
Moveis hibridos

Professor indica três pilares para a criação de móveis híbridos

Estilo de móvel com forte apelo junto ao consumidor e motivo de dedicação de renomados escritórios de design no exterior, os híbridos têm tudo para ser um filão de mercado no Brasil. Multifuncionais, esses produtos assumem duas ou três funções a mais do que seu principal propósito, sendo capazes de ocupar ambientes pequenos e até mesmo integrá-los.

“É uma tendência, mas antes disso é quase uma necessidade. Vivemos uma crise de espaço e a especulação imobiliária tem fortalecido esse mercado no Brasil”, pontua Alexandre Salles, arquiteto e coordenador do curso de extensão One Year em Design de Mobiliário do Instituto Europeu di Design - IED São Paulo. Segundo ele, a indústria moveleira nacional está alerta a essa demanda e já tem produzido, especialmente no Rio Grande do Sul, móveis híbridos em associação com designers.

Mas você já pensou qual é o ponto de partida para a criação de um produto multifuncional? O professor indica três pilares dessa etapa do trabalho. “Todas essas etapas representam mudança na criação de móvel.” Acompanhe.

1- Forma: pense na ergonomia do móvel, nos espaços em que pode ocupar e em criar formatos não convencionais. Considere que ele tem de atender variadas funções.2- Função: avalie como o seu híbrido economiza espaço ao condensar ambientes e mobília.3- Material: esse tipo de produto tem vida útil longa, por isso a decisão pelo uso de madeira, vidro, borracha, concreto ou material sustentável é tão importante.

Vale manter no radar criativo também, a utilização de ferragens robustas que deem suporte para diferentes materiais. “É preciso que apresentem grande resistência, pois imagine o peso de uma peça que una madeira e concreto, por exemplo”, diz Salles ao lembrar que essa ferragem ajuda a desenhar o funcionamento do móvel híbrido.

11

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar