ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cheio de peculiaridades e características próprias, o uso de madeira teca em projetos de móveis pode gerar aplicações diversas.

Madeira Teca em projetos de móveis: conheça as vantagens

Cheio de peculiaridades e características próprias, o uso de madeira teca em projetos de móveis pode gerar aplicações diversas. Teca é o nome comercial da tectona grandis, uma árvore cuja madeira tem densidade média de 0,67g por centímetro cúbico.

“Ela pertence à família das verbenáceas, sendo nativa da Ásia. Mais precisamente, das florestas tropicais do sudeste asiático (Índia, Myanmar, Tailândia e Laos)”, explica o engenheiro florestal da Universidade do Espírito Santo, Felipe Querino dos Santos.

O profissional destaca que, no Brasil, há duas variedades da teca. A primeira, de origem birmanesa, é chamada tenasserim, e é mais expressiva por ter maior área plantada. A segunda é oriunda do Sri Lanka, e chegou ao Brasil por meio do Panamá.

Atualmente, essas duas procedências de teca são amplamente distribuídas não só no país, como também em toda a América Latina. Além disso, por sua durabilidade e beleza, a madeira teca é indicada para projetos de móveis externos e internos.

Madeira teca em projetos de móveis

A madeira teca pode ser aplicada em projetos de móveis internos como mesas, cadeiras e peças com gavetas. Utensílios domésticos, painéis para TV, portas de entrada, piso, além de cubas para lavabos ou banheiros e bancada esculpidas, também são opções de uso.

Projetista do Studio Dlinea, Marcelo dos Anjos, traz uma dica: apostar na combinação de uma peça de madeira teca com uma decoração clean. "Essa associação resultada em uma composição requintada, sofisticada e bastante durável", afirma.

Em projetos de móveis externos, a madeira teca é indicada para a confecção de peças, como bancos e outros mobiliários para jardim. Isso porque esses itens podem ser expostos sem proteção alguma, fazendo apenas com que a madeira adquira coloração diferenciada, mas sem danos com o passar do tempo. Ou seja: uma característica que a torna perfeita para confecção de móveis de jardim ou varanda.

Um exemplo disso é a produção de cadeiras em madeira teca, que apresentam resistência e, ao mesmo tempo, leveza. Dessa forma, o material facilita a locomoção que geralmente a peça demanda. Ela é, ainda, indicada para a produção de decks, por não deteriorar em contato ocasional com a água. São atributos como esse que dão à teca a fama de madeira mais resistente do mundo.

De modo geral, a aplicação da madeira teca em projetos de móveis resulta em peças que unem o rústico ao elegante, em mobiliários duráveis e com acabamento de alto padrão.

Principais características da madeira teca

A madeira da teca apresenta facilidade de secagem e estabilidade dimensional. Suas fibras retas e uma textura mediana e oleosa ao tato também são características do material. Além disso, um alburno amarelado ou esbranquiçado, comumente delgado, contrasta com o cerne, que é castanho-amarelo-dourado.

Trata-se de um material estável e com resistência à ação do sol e da variação térmica, da água de chuva e do mar e até mesmo ao ataque de pragas. Além disso, também é conhecida por ser uma madeira versátil e que pode ser facilmente trabalhada. Ainda, seu teor de óleo permite que os móveis desse material possam manter seu brilho característico por muito tempo.

E então, o que você achou da aplicação da madeira teca em projetos de móveis? Conhece algum outro bom exemplo? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

______________________________

Saiba mais sobre a ForMóbile e acompanhe o blog para se manter informado!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar