ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

tendencias-moveis-planejados-formobile

Móveis planejados: confira as tendências do segmento no Brasil

Tão importante quanto estar atento às exigências do mercado é compreender as mudanças de padrão que, aos poucos, vão ocorrendo no gosto dos consumidores. Dessa forma, para produzir móveis planejados de qualidade, que possam se diferenciar em relação aos demais, ter um olhar especial para o design é fundamental.

A similaridade de produtos pode ser evitada com o investimento das grandes empresas em contratação de designers ou escritórios prestadores de serviços”, garante Daniel Nishiwaki, presidente da Associação dos Designers de Produto (ADP).  “É necessário um estudo aprofundado e investimento em design e inovação para que se possa diferenciar seus produtos da concorrência.”

A simples presença de um designer pode tornar o móvel planejado mais atrativo, funcional, produtivo e sustentável. “Se aplicado como estratégia de negócios, pode ajudar a empresa a destacar seus produtos da concorrência, aumentando o valor agregado e possibilitando maior flexibilidade na precificação e na margem de lucro”, orienta o especialista.

O consumidor, por outro lado, ao comprar um planejado mais personalizado, terá um móvel que realmente se adequará à sua necessidade. “Para o consumidor, móveis com bom design garantem a boa experiência na usabilidade dos produtos, funcional e ergonomicamente falando. Além, claro, da expectativa de ter um produto que externalize toda sua personalidade e torne o ambiente mais bonito e vistoso”, acrescenta o presidente da ADP.

É importante, assim, para garantir um produto de qualidade, estar atento às tendência de design. “O desafio para o futuro está em traduzir para a cultura brasileira as tendências das grandes marcas mundiais, talvez fugindo da composição retilínea e agregando novos formatos aos móveis planejados. E acreditamos que há um desafio muito maior, que é o de criar valor para o consumidor, desenvolvendo um produto exclusivo e desejado, e que não possa ser facilmente copiado”, afirma Ronaldo Marcolin, Gerente nacional da UP Design Inteligente.

Confira, a seguir, três boas oportunidades dos móveis planejados, resumidas a partir de um estudo do Sebrae.

  • Móveis planejados para pets

O mercado de animais de estimação está em crescimento no país, por isso, foi preciso adequar a casa aos pets. Gatos e cachorros são os mais comuns, responsáveis por investimentos em mobiliários internos e externos, mas criadores de peixes, aves e répteis também devem ser considerados.

  • Móveis planejados para pets

A popularização da atividade abriu portas para o mercado de móveis específicos. Produzidos basicamente com madeira, inox, tecido courvim e espuma, os aparelhos para pilates podem ser feitos sob medida.

  • Móveis customizados

Outra tendência para o mercado de planejados é a customização, que pode ser feita com técnicas artesanais, como decupagem, pátina e revestimento com tecido ou vinil. Detalhes como puxadores e acabamentos diferenciados também são procurados.

 

Quer saber mais sobre o setor de móveis planejados no Brasil? Continue acessando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar