ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

madeira engenheirada
Tratamento em autoclave utiliza preservativo de borato de cobre cromatado para proteger a madeira em ambientes tomados por insetos e umidade

Livre de empenamento e rachadura mesmo exposta à umidade: conheça a tecnologia por trás da madeira engenheirada

A preocupação com alta durabilidade e resistência durante o desenvolvimento de móveis destinados a áreas com grande umidade parece estar com os dias contados. Ao menos é o que propõe o conjunto avançado de tecnologias e processos produtivos que deram origem à madeira engenheirada. Extraída de pinus, ela é utilizada na fabricação de painéis de dimensões customizadas livres de defeitos usuais como empenamentos e rachaduras.

Especialmente relevante para indústrias com expertise em mobiliário de cozinha e de áreas de serviço e lazer, a engenheirada foi criada a partir de uma seleção de madeiras até chegar à eliminação dos defeitos naturais indesejáveis na matéria-prima e, como consequência, ao aumento do desempenho.

Tratamento em autoclave utiliza preservativo de borato de cobre cromatado para proteger a madeira em ambientes tomados por insetos e umidade

Além disso, seu desenvolvimento inclui tratamento em autoclave pelo processo vácuo pressão de célula vazia, utilizando preservativo de borato de cobre cromatado. “Isso gera proteção contra cupins, brocas, apodrecimento e intemperismos, mesmo em contato com regiões infestadas por esses insetos ou com umidade”, afirma Rodrigo Saviski, gerente da Ekomposit.

A alta resistência é possível graças às multicamadas de lâminas coladas entre si, com adesivos de características estruturais e à prova d´água. Tecidos de fibras sintéticas de vidro e aramida também são incluídas ao processo produtivo, o que evita ao móvel se desintegrar ou desplacar em contato com a umidade. “É uma madeira sólida, não formada por partículas ou fibras reconstituídas.” Do ponto de vista estético, ela pode receber revestimento colado ou pintura.

11

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar