ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

móveis de acrílico

Já pensou em aplicar acrílico à produção de móveis? Material é saída para diferenciação no mercado

Matéria-prima aplicada em móveis para gerar diferenciação de produto no mercado, o acrílico é sinônimo de lucratividade para as indústrias que desejam avançar sobre um nicho que busca sofisticação e criatividade nas peças. O material plástico rígido mantém sua representação entre 10% e 15% no universo de produção de móveis, de acordo com o Indac (Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico), mesmo em momentos de crise.

Visto com frequência em produções europeias, principalmente nas italianas, o acrílico é adaptável à proposta de designers, arquitetos e indústrias, podendo ser usinado como peça única ou mesmo como parte de um produto. Ou seja, uma cadeira, por exemplo, pode ser completamente feita do material transparente ou apenas seu assento, fazendo mix com pernas de metal.

“O acrílico tem ligação direta com a criatividade, o que confere ao móvel um conceito diferenciado e o valoriza diante dos demais”, afirma João Orlando Vian, executivo do Indac. A liberdade de criação aumenta com as possibilidades de cores, níveis de transparências e texturas das superfícies.

Outra vantagem é que as chapas acrílicas podem ser cortadas, dobradas e moldadas com as máquinas de madeira, com adaptação apenas de serras, fresas e brocas para evitar que elas se quebrem durante o processo produtivo. E não preocupe-se com a mão de obra, pois segundo Vian o marceneiro é o profissional que tem mais habilidade para mexer com acrílico. “Ele tem de aprender mais a trabalhar plasticidade e moldagem para conferir características únicas ao móvel. O restante do trabalho é muito parecido com o dia a dia da marcenaria”, revela.

3 vantagens do uso do acrílico

1 - Resistência: chapas acrílicas são resistentes a impacto e a todo tipo de intempérie. A espessura deve ser avaliada para cada necessidade.

2 - Peso: elas são muito leves, o que facilita manuseio e transporte e reduz desgaste de rodízios e dobradiças.

3 - Personalização: acrílico pode ser personalizado com serigrafia, transferência a quente, pintura com pistola ou películas de vinil.

“O acrílico tem ligação direta com a criatividade, o que confere ao móvel um conceito diferenciado e o valoriza diante dos demais”, afirma João Orlando Vian

certificação ambiental

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar