ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

beneficios-industria_4_0_formobile

Entenda os benefícios da Indústria 4.0 para os fabricantes de móveis

Os fabricantes de móveis vão colher vários benefícios da indústria 4.0 quando adaptarem seus chãos de fábrica a essa nova realidade.

As transformações promovidas pelo advento da Indústria 4.0 nos processos produtivos também têm sido sentidas no setor moveleiro. E uma das mais fortes nesse sentido diz respeito à personalização.

O desejo dos consumidores por peças personalizadas já existia nas sociedades pré-industrializadas e perdeu espaço no século 20, quando começou-se a adotar o modelo da produção em série. Agora, contudo, ele tem sido reativado.

A personalização é apenas um dos benefícios da Indústria 4.0, que chegou para dar mais agilidade à produção no chão de fábrica, conforme exemplifica Marcelo Prim,  gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Senai.

“Se minha empresa tinha a demanda de fazer dez sofás, antes da Indústria 4.0, só era possível verificar se a produção tinha alcançado a meta no final do dia. O pior de tudo é que, se o número tivesse sido menor do que dez, você não sabia o porquê. Já com a aplicação desse conceito na fábrica de móveis, passa a ser  possível fazer a implementação de uma camada de digitalização com sensores de baixo custo, sistemas na nuvem que utilizam Big Data, além de indicadores capazes de mostrar a produção em tempo real, podendo ajustá-la para que os dez sofás do exemplo sejam produzidos”, esclarece.

As informações dadas em tempo real permitem ao gestor entender, também, porque a produção não está próxima da meta e fazer intervenções proativas para que ela seja cumprida, inclusive com um remanejamento de pessoal, caso seja necessário.

Outro aspecto importante sobre a Indústria 4.0 diz respeito ao funcionamento da máquina. Colocando uma camada de inteligência artificial de custo baixo de implementação, é possível prever de quanto em quanto tempo determinado equipamento costuma dar problema e solucioná-lo antes mesmo de correr o risco de que ele pare completamente. E todos esses dados podem ser obtidos por meio do uso de  smarthphones e tablets que mostrem de forma ágil e fácil todo o funcionamento da fábrica.

Benefícios da Indústria 4.0 disponíveis a um baixo investimento

De acordo com Marcelo Prim, não são necessários investimentos elevados para alcançar a excelência permitida pela Indústria 4.0.

“Temos feito pilotos no Senai com toda solução para uma indústria a um custo de R$ 35 mil. Não se faz necessário trocar todo o maquinário. Não precisa é preciso, por exemplo, colocar imediatamente um robô no chão de fábrica. Com poucos sensores e com tecnologias já consolidadas, é possível obter um aumento de 25% na produtividade. Voltando ao exemplo anterior, se você fazia 10 sofás por dia, poderá fazer de 12 a 13 com o uso dessas novas tecnologias – e com um processo produtivo muito mais otimizado”, destaca.

Cabe ressaltar que a indústria brasileira, de modo geral, é tida como menos produtiva do que a da Alemanha e a dos Estados Unidos. Um dos motivos para isso é que são utilizados poucos métodos de gestão de produção no Brasil, sendo o comando feito de forma mais empírica e pouco baseada em métodos.

“Precisamos de quatro trabalhadores brasileiros para ter a mesma produtividade de um trabalhador dos Estados Unidos. Em relação aos argentinos, é preciso também quatro brasileiros, mas, para ter a mesma produtividade de três argentinos”, pontua o especialista do Senai.

Outros benefícios da Indústria 4.0 para fabricantes de móveis

A Indústria 4.0 é a grande chance que o Brasil tem para tornar-se mais competitivo e exportar os móveis que aqui são produzidos para todo o mundo. Devido ao aumento da produtividade proporcionado pelo conceito e por uma forte redução de desperdícios produtivos, esse é um dos grandes benefícios desse novo momento da indústria.

Outro aspecto de grande importância no que diz respeito aos benefícios é que, ao se enxugar os desperdícios produtivos, é possível conhecer profundamente quais os processos produtivos de maior problema, de modo a corrigi-los e otimizá-los de um jeito mais ágil e assertivo.

Cabe destacar, ainda, a qualificação técnica, tendo em vista que a Indústria 4.0 exige um profissional mais qualificado e estratégico, o que impacta na qualidade do que é produzido em uma fábrica de móveis.

Mas, para que tudo isso aconteça na prática, melhorando os processos produtivos e desenvolvendo produtos inteligentes que tenham em sua base tecnologias como a Internet das Coisas e a inteligência artificial embarcada, investir em pesquisa e inovação é fundamental.

Sua fábrica de móveis está se adaptando ao modelo de produção 4.0? Compartilhe com a gente a sua experiência, deixe sua mensagem nos comentários!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar