ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

moveis-decoracao-industrial-formobile

Decoração industrial vira oportunidade de negócio para indústrias de móveis

Na década de 1950, a decoração industrial em moradias era muito comum. Neste período, alguns galpões abandonados, onde funcionavam ateliês de pintura e fábricas, foram transformados em lofts. Mas foi a partir dos anos 1970, principalmente em Nova York, que muitas indústrias desativadas foram transformadas em residências e seus ambientes adaptados para atender às necessidades de uma vida típica das grandes cidades.

Cerca de meio século depois, esse estilo tão peculiar e rústico está voltando a ficar em alta no mundo e também por aqui -  agora com um perfil mais moderno. Confira, portanto, como as indústrias de móveis podem se preparar para atender a esse nicho de mercado.

A tendência da decoração industrial

A tendência da decoração industrial possui diversas particularidades: tubulações aparentes, paredes sem acabamento e com tijolos à mostra, utilização acentuada de cimento queimado e de bases estruturais de ferro e iluminação diferenciada são apenas algumas delas.

“Decoração industrial para moradia é uma questão de personalidade, o cliente que nos procura quer deixar a casa com a cara dele”, resume Cássia Melhado, sócia-proprietária do Atelier Industrial, de São Paulo.

O estilo também ajuda a criar uma sensação de amplitude no local, por possibilitar espaços menos convencionais. Mas como os ambientes são integrados, os móveis precisam ser bem escolhidos, de modo a facilitar a circulação das pessoas por toda a casa e proporcionar conforto e unidade à decoração. A ideia é que esse conceito dê à moradia um ar descontraído, ao mesmo tempo em que apresenta bom gosto e modernidade.

Como tirar proveito desse nicho de mercado?

Assim como funciona com qualquer outra tendência de mercado, a indústria moveleira precisa entender que é sempre importante se adaptar às novas exigências do setor. A decoração industrial, especificamente, está ligada à redução da metragem dos apartamentos – realidade que há tempos impactou os fabricantes de móveis que se viram "obrigados" a voltar a atenção para os móveis funcionais, responsáveis por otimizar os espaços.

Portanto, para conseguir aproveitar esta oportunidade, o empresário precisa fazer o mesmo exercício que fez anteriormente: entender o perfil de cada público. “A decoração industrial é direcionada para um público mais jovem, que não quer mais o planejado com MDF, mas coisas diferentes, uma peça na qual podem colocar suas iniciais, data de nascimento, frases ou logos com os quais se identificam”, explica a empresária.

Na prática, o primeiro passo para uma fábrica passar a produzir móveis no estilo industrial é entender que o ferro é um elemento fundamental, utilizado como base para a maioria dos móveis, assim como a madeira de demolição.

Além disso, elementos como portas e cerâmicas antigas, vidros e outros materiais que podem ser reutilizados são bastante adotados, pois um dos conceitos  implícitos nesse tipo de decoração acompanha é a sustentabilidade.

Quer saber mais sobre decoração industrial e outras oportunidades de mercado para a indústria de móveis? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo para mante-se bem informado e até a próxima.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar