ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

tendencias-tintas-moveis-madeira-formobile

Confira as tintas mais indicadas para a pintura de móveis de madeira

Descubra em quais tendências de tintas para móveis você deve investir em 2018.

Quando o assunto são as tintas mais indicadas para a pintura de móveis de madeira, o que não faltam são opções no mercado. A preocupação com a natureza e a busca pela harmonização dos ambientes são apontadas como as grandes tendências comportamentais que guiam o lançamento desses produtos pelas marcas, conforme explica Leandro Cocchi, vendedor técnico da AkzoNobel Performance Coatings.

“A grande tendência do mercado moveleiro é o uso de móveis de madeira com aspecto mais natural. A busca cada vez maior por produtos sustentáveis é outro ponto importante nesse segmento, portanto, as tintas devem refletir esses atributos”, afirma.

Diante disso, não é estranho perceber a predominância de tons pasteis e matizes com estética mais natural entre as opções de tintas, além do foco na sustentabilidade.

 “Criamos, por exemplo, uma linha de alta tecnologia, chamada Aquasilk. Ela é monocomponente, à base de água, com secagem rápida, de alta resistência e com baixo nível de compostos orgânicos voláteis (VOC), reduzindo, assim, os impactos ao meio ambiente. Ela é indicada para todo tipo de madeira, desde MDF cru, para laqueação ou com lâmina de madeira, até madeiras nobres. Não há restrição de uso. Além disso, quando aplicados no preparo de bordas de MDF usinadas – que serão laqueadas –, os produtos da linha apresentam resultados melhores do que os sistemas PUs convencionais. A Aquasilk pode ser aplicada em diferentes tipos de móveis, como mesas, cadeiras, racks, mantendo o seu aspecto amadeirado. A aplicação dos produtos em móveis de madeira de demolição, que estão em alta, por exemplo, não altera o aspecto da madeira e fornece ainda maior resistência e proteção. E essa linha também pode ser utilizada em lacas coloridas. As tintas, contudo, devem ser aplicadas com o auxílio de pistola e ser diluída somente com água, oferecendo maior praticidade para marceneiros, pintores e produtores de móveis”, declara Cocchi.

Além desse tipo de produto que está ingressando no mercado como uma das tendências de tintas para móveis de madeira, há outros já consolidados que seguem em alta. São eles:

Tinta látex PVA

É a mais utilizada tanto para madeiras quanto para MDF. Fabricada à base de acetado de polivinila, tem uma base semelhante à opção lançada pela AkzoNobel, pois é solúvel em água e torna o trabalho mais prático.

Lacas nitrocelulose

Tem como base a nitrocelulose em combinação com resinas poliésteres especiais e plastificantes, além de pigmentos orgânicos. Ao contrário dos tipos já citados, não pode ser diluída em água. Porém, sua combinação química proporciona ótima aderência à madeira, além de garantir um bom alastramento da tinta.

Outro aspecto importante a ser destacado das lacas nitrocelulose diz respeito à secagem, que é muito rápida, e também à forma de execução do trabalho. Ao utilizar esse tipo de material para a pintura, é fundamental a utilização de equipamentos de segurança (EPIs), como macacão, óculos de proteção e máscara com respiradores com filtros de carvão ativado, que inibem qualquer resíduo tóxico expelido na evaporação do solvente da tinta.

Além disso, a secagem desse tipo de produto não é tão simples, tendo em vista que a umidade pode causar manchas e até mesmo desplacamento.

Lacas poliuretano (PU)

Bastante utilizado em acabamentos de móveis planejados e cozinhas sob medida, esse tipo de tinta é uma grande tendência para móveis de madeira, por ser relativamente novo no mercado e contar com a resina poliuretano em sua composição, que é caracterizada pela grande resistência a impactos e riscos e, também, pela ótima retenção de brilho, que proporciona acabamentos espelhados.

A laca de PU tem um aspecto diferente da laca de nitrocelulose. Ela necessita de mais um reagente em sua mistura, portanto, além do solvente indicado para diluição, ela precisa ser catalisada e tem um tempo de secagem maior do que as outras, precisando de até dois dias. Esse tipo de tinta é indicado para madeira usada em ambientes internos e, também, para madeira exposta ao tempo.

Uma dica final importante é conhecer as tendências anuais de cores elaboradas pelo Pantone Color Institute. Segundo esse estudo, considerado um dos mais conceituados do mercado, o Ultra Violet – um tom forte de púrpura - será a cor do ano, que deverá, também, se traduzir nas tintas destinadas aos móveis de madeira.

Você já conhecia as tendências de tintas para móveis de madeira? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar