ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Divulgação: CASACOR 2019

CASACOR 2019: como aproveitar as tendências na produção de móveis

A CASACOR 2019 começou em maio e já dita as tendências de decoração e design de interiores para o próximo ano. Como o tema "Planeta Casa", as mostras nacionais e internacionais reforçam conceitos já familiares no segmento. Confirmam-se as tendências sustentáveis e naturais, ao mesmo tempo que a tecnologia e o uso otimizado do espaço ganham força.

Confira a seguir algumas dessas tendências e veja como elas se aplicam ao mercado de móveis.

CASACOR 2019: afetividade e memória

A mostra desse ano tem como pilares a afetividade e a memória. Por isso, ambientes que remetam a conforto e aconchego são destaque. Assim, móveis que promovam essa sensação entram em cena. Poltronas e itens de decoração acolhedora são oportunidades para usos de madeira.

Ambientes personalizados

Divulgação: CASACOR 2019

O tema da CASACOR 2019 é "Planeta Casa". Com isso, o evento aponta para um cenário em que a casa é um universo particular. Cada moradia é o mundo de cada indivíduo. Dessa forma, móveis e decorações internas refletem diretamente os hábitos e memórias afetivas do morador. Para a produção de móveis, isso vai diretamente de encontro à tendência da personalização. Ou seja, ganham espaço projetos pessoais, customizados ou modulares, que possam ser adaptados a diversas realidades e necessidades.

Cores fortes na CASACOR 2019

CASACOR 2019 - Cores fortes
Divulgação: CASACOR 2019

Ambientes com cores fortes, como vermelho, verde escuro e amarelo ouro, ganham força. As cores aparecem em itens de decoração, paredes, tecidos e móveis. Tinta oficial das quinze edições nacionais da CASACOR , a Coral está presente tanto em um espaço exclusivo (o Coral Hotel, criado pelo arquiteto mineiro Pedro Lázaro) quanto em outros 56 ambientes. A ideia é demonstrar o poder da transformação de ambientes por meio de diferentes tonalidades e texturas. “Importante notar que essa onda colorida é sentida na CASACOR São Paulo mais uma vez. Constatamos um aumento no número de ambientes com cores em relação aos últimos anos, e hoje isso representa mais de 75%”, comenta Fernanda DallOrto, gerente de Colour Design da marca para a América Latina.

Para a indústria moveleira, isso significa tanto apostar em móveis coloridos - que tragam vida aos ambientes mais neutros ou que complementem as cores das paredes - quanto em móveis em cores clássicas, destacando o ambiente colorido.

Monocromia e texturas

CASACOR 2019 - Monocromia e texturas
Divulgação: CASACOR 2019

A monocromia também foi observada em diversos ambientes da mostra. Assim, nesses espaços minimalistas onde predominam o preto, o branco e o cimento, artigos de marcenaria podem encontrar oportunidades importantes. Isso porque nesses espaços há uma valorização das texturização e dos tons amadeirados. Painéis de madeira e móveis rústicos são opções válidas nesse contexto.


Leia também:

Marcenaria criativa: como aplicar o conceito nos projetos?


O que grandes designers brasileiros de móveis têm a ensinar?

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar