ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

acabamento-superfosco-moveis-formobile

Acabamento superfosco é tendência em móveis de alto padrão; conheça

O acabamento superfosco é uma das principais tendências de design em voga atualmente no mercado mundial de móveis. Apresentada em eventos do setor moveleiro da Europa, a novidade chega em solo brasileiro para compor o mobiliário de diversos projetos, dando mais elegância, personalidade, suavidade e modernidade aos ambientes.

O efeito funciona tanto como um revestimento quanto como uma espécie de verniz ou óleo para a madeira. “Por ser fosco, ele pode ser sedoso ao toque, ao contrário dos brilhantes, que precisam ser perfeitamente lisos”, destaca Claudio Longato Junior, professor do Oficina Lab e consultor técnico da General Iron Fittings.

Não à toa, o tipo de acabamento tem se tornado uma opção cada vez mais presente no trabalho de marcenaria fina. “Quem investe em um móvel sob medida, cujo preço embute tanto o trabalho quanto a qualidade da madeira e dos componentes empregados, espera aproveitar ao máximo o investimento realizado. As superfícies foscas são mais ‘aconchegantes’ e o toque sedoso da madeira natural, ou do acabamento aplicado nela, também é muito mais confortável, porque ele é macio e não ‘rígido’ ou ‘duro’. ”

Tipos de acabamento superfosco

Como dissemos anteriormente, o acabamento superfosco pode ser feito por meio de revestimento, vernizes ou óleos especiais.

O revestimento é criado através de filmes poliméricos de alta qualidade e outros materiais resistentes e duráveis. Os mais sofisticados são os de cores lisas, que podem ser utilizados em contraste com outras superfícies brilhantes e com a madeira natural. Ele é aplicado sobre as chapas antes da usinagem ou da montagem final do móvel, dando um destaque especial ao visual dos móveis planejados de alto padrão.

Os vernizes superfoscos, por sua vez, são feitos à base de água, o que é positivo, por apresentarem menos VOCs (Volatile Organic Compounds), ou seja, menos teor de solventes orgânicos voláteis. Cabe ressaltar que eles são resinas acrílicas e de poliuretano bastante resistentes ao vinagre, vinho, a produtos de limpeza, entre outras substâncias.

Os aditivos colocados nesses produtos podem ser cargas minerais, que aumentam a resistência do acabamento e, também, ceras artificiais de polietileno e teflon, que ajudam na proteção do filme de acabamento. Além disso, podem ser aplicados com pistolas e pincéis, tanto em móveis planejados, quanto em peças de mobília.

Já os óleos especiais não têm tanta entrada na produção industrial de móveis, tendo em vista que exigem um maior tempo de trabalho para aplicação. No entanto, é uma referência de acabamento quando falamos em marcenaria fina, pois permitem o contato direto com a madeira. A aplicação é feita com rolo e pincel e exige uma etapa posterior de polimento para remover o excesso da superfície da madeira.

Vantagens do acabamento superfosco

O efeito superfosco que chegou ao Brasil e tem inspirado empresas a criarem novas linhas de superfícies nesse sentido apresenta diversas vantagens.

Inicialmente, pode-se destacar o acabamento de alto padrão, que transforma o móvel em um verdadeiro item de decoração, garantindo combinações sofisticadas e, ao mesmo tempo, discretas.

A novidade agrega, também, versatilidade aos projetos, podendo ser incorporada tanto em ambientes corporativos quanto residenciais. Hoje, ela se apresenta como uma ótima opção para projetos mais intimistas, já que sua textura é propícia ao toque e a ambientes mais aconchegantes, mas também funciona na cozinha e no banheiro, devido à sua resistência ao calor, à umidade, aos riscos e ao amarelamento, garantindo, assim, um mobiliário atemporal e duradouro. Além disso, a superfície superfosca não acumula sujeira nos cantos e nas bordas, precisando apenas de um pano úmido e sabão neutro para permanecer limpa.

Quer saber mais sobre o acabamento superfosco e outras novidades que impactam a indústria moveleira? Siga acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar