ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

tendencias_maquinas_industria_moveis_formobile

7 tendências em máquinas para a indústria de móveis; confira

Descubra as tendências em máquinas no setor moveleiro para alavancar os negócios.

A renovação do maquinário pode ser uma maneira eficaz de inovar e otimizar os processos produtivos da indústria de móveis, desde que seja realizado, evidentemente, um planejamento prévio. Afinal, além de pensar nos equipamentos em si, é preciso avaliar quais objetivos eles ajudarão a empresa a atingir, verificar a área disponível para sua disposição na fábrica e o investimento que será demandado para a manutenção desses recursos.

Nessa hora, identificar as tendências em máquinas podem ajudar a empresa a escolher o melhor tipo de maquinário para o chão de fábrica e para a modelagem, criação, montagem e até o design e embalo dos móveis.

“Alguns modelos de máquinas, como as da Lamello –  líder mundial na fabricação de sistemas de encaixe de grande precisão para móveis –, trazem diversas vantagens para o meio de produção. Benefícios como a alta velocidade de produção, a regulagem rápida, o seu sistema de segurança e a precisão dos movimentos programados são pontos a se destacar”, afirma Eduardo Carli, da Idealize Móveis, no Rio Grande do Sul.

Confira, a seguir, algumas das tendências em máquinas e equipamentos para a indústria de móveis que vale a pena pensar em adotar.

Tendências em máquinas e equipamentos para a indústria moveleira

1. Coladeira de borda Auriga 1307 (B. Krick)

Esta máquina oferece diversos benefícios diretos para a linha de produção de uma fábrica de móveis, entre eles:

-  Suas coladeiras são capazes de deixar o móvel à prova d’água. Por meio do sistema de aplicação de cola Glu Jet, é possível utilizar a Cola PUR de maneira simples e fácil, sem a necessidade da utilização de acessórios caros;

- A Cola PUR, que pode ser utilizada de maneira simples e fácil na Auriga, garante a resistência das bordas até mesmo em condições extremas de umidade e calor;

- As linhas de cola utilizadas pelo equipamento têm aparência praticamente invisível, não havendo sobras de cola na peça, o que elimina o retrabalho e a mão de obra que, geralmente, são necessários em outras coladeiras.

2. Furadeira F500-B (Lidear)

Esta máquina para móveis é, aproximadamente, três vezes mais rápida do que um centro de furação, incluindo o tempo de setup, que é de apenas três minutos, conforme garante o fabricante. A máquina está de acordo com a NR 12 – norma regulamentadora de segurança para máquinas e equipamentos.

Além disso, possui cortinas de luz na frente e atrás, emergência com relé, proteções e outros itens de segurança.

3. MAQEMB 002 (Lufati)

Esta contadora e embaladora de kits de ferragem garante alta produtividade. Ela pode ser equipada com até 60 alimentadores, compondo kits completos e mais complexos, e com peças maiores e mais pesadas. O modelo possibilita, também, a adição de peças de forma manual através da bancada. Além disso:

- É totalmente customizável;

- Permite contar e embalar pré-kits e formatar em um kit master;

- Tem comandos operacionais em painel touch screen;

- Permite contar peças maiores (aprox. 100mm);

- Tem alimentador manual de montagem;

- Oferece precisão e flexibilidade no mix de produto.

4. Serras e Riscadores Attack (Wirutex)

Possuem grande resistência, durabilidade e bom acabamento, além de corpo fabricado com alta tecnologia e matéria-prima de qualidade, gerando melhor produtividade e excelente relação custo-benefício.

5. Fresadora de Juntas com Encaixe Malhete e Espigas (Faremac)

O modelo FU2600, da Faremac, é uma das tendências em máquinas e equipamentos interessantes de serem avaliadas. Cada vez mais, se busca esconder as ferragens dos móveis, e esse equipamento ajuda nessa tarefa. Ele pode ser utilizado para todos os produtos trabalhados em madeira onde sejam necessários efetuar encaixes ou juntas. É útil na produção de juntas paralelas em gavetas, diversos modelos e formatos de móveis, em caixas de bebidas, caixas de charutos, caixas de presente, caixas para apicultura, etc. A fresadora substitui o uso de ferragens metálicas, cavilhas, cola, parafusos e outros elementos de fixação.

6. Impressoras 3D

As impressoras 3D devem fazer cada vez mais parte das indústrias, inclusive da moveleira. Elas ajudam as empresas, sobretudo, nos quesitos de personalização e de atendimento a pequenas e pontuais demandas. “Nas marcenarias, elas podem ser utilizadas, ainda, para a criação de peças e de ferramentas”, destaca Carli.

7. Drones

Outra inovação tecnológica que está entre as tendências em máquinas e equipamentos para a indústria de móveis é o drone. Esse recurso pode auxiliar em atividades, como a movimentação de materiais leves e a identificação de itens no estoque.

Sua empresa já utiliza alguma dessas tendências em máquinas e equipamentos? Compartilhe a sua experiência no campo de comentários abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.  

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar