ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

jogo de cadeiras.jpg

Vintage: 3 tendências para design de móveis direto do passado

Pé palito, palhinha indiana e mix de estilos na mesa de jantar: confira 3 tendências vintage que ainda fazem sucesso!

A tendência vintage para design de móveis é uma constante nos ambientes contemporâneos, criando ambientes cheios de personalidade, estilo e conforto.

“O móvel vintage transforma o ambiente e é o destaque em um espaço contemporâneo, justamente por nos remeter a boas lembranças, por isso vai perdurar muito ainda”, afirma Augusto Di Carpi, mestre restaurador do Ateliê do Restaurador, em São Paulo.

Quando se fala nesse tipo de mobiliário, é possível transportar nossa lembrança àquela escrivaninha do escritório do avô ou às fartas mesas de gostosuras feitas pela avó. Esse tipo de peça agrega uma memória sensorial e imersiva, que torna seu charme atemporal e gera valor aos ambientes. Conheça a seguir três tendências vintage que seguem fortes no cenário moveleiro!. 

Tendência vintage para design de móveis: o que está em alta

No que diz respeito a tendência vintage para design de móveis, há três que merecem especial atenção. 

1. Pé palito

vintage - pé palito.jpg

Os móveis pé palito são um clássico. Surgiram nos Estados Unidos do pós-guerra, por volta de 1950. No Brasil, chegaram nos anos 1960. Esse tipo de pés foi muito utilizado por ícones do design brasileiro, tais como Zanini Caldas e Giuseppe Scapinelli, que se deleitaram no uso desses "cones invertidos" e suas variáveis.

Sergio Rodrigues, icônico arquiteto e designer brasileiro, criou sua própria versão de pé palito, dando uma "engordada" em suas laterais, deixando-o com uma aparência bi-cônica.

O certo é que esse estilo deu aos móveis uma leveza que antes não existia nas duras linhas do modernismo da época. Versáteis, eles podem ser usados em cômodas, poltronas, cadeiras e até um simples cubo de nicho fica super delicado com pés palito.

Confira inspirações de móveis pés palito na nossa galeria no Pinterest!

A contemporaneidade de nosso estilo de decoração permite que um bom e vintage pé palito reine soberano em qualquer ambiente. Em virtude da visão minimalista/clean, ele combina perfeitamente com lugares pequenos. As peças que usam pés palito, são, em boa parte dos casos, claras, remontando ao estilo Scapinelli.

2. Paglia di Vienna

Tuula VintageTuulaVintageGlobeWestBlog1.jpg

Essa é uma tendência vintage para design de móveis que precisa ser evidenciada. A Paglia di Vienna remete ao trabalho de Michael Thonet, um visionário pesquisador e estudioso que, com habilidade e curiosidade, teve a ideia de unir a tecnologia nórdica Viking - de curvar madeiras usando vapor -, à habilidade indígena brasileira de tecer urupemas - peneiras e cestos para pesca -, o que resultou em um ícone da indústria moveleira.

A produção das primeiras cadeiras com esse material se deu a partir de 1959. Era conhecida como cadeira número 14. Sem dúvida, esse foi o móvel que mais popularizou o design do trançado feito em palha indiana, conhecido internacionalmente como "Paglia di Vienna" e aqui no Brasil como "Palhinha Indiana".

Veja nossa galeria de móveis com palhinha indiana e inspire-se!

Por aqui, esse tipo de móvel se popularizou em uma época em que os móveis eram pesados, com estofados em veludo ou jacquard, seguindo uma tendência europeia. Foi então que a "Palhinha" foi ganhando espaço, por ser mais fresca e agradável ao sentar.

Além disso, ela traz um aspecto de leveza a qualquer peça na qual é inserida: cadeira, canapés, poltronas, portas de armários ou cabeceira de camas. É extremamente clean, leve e de fácil manutenção. A tendência de uso é palha natural com a cor natural, apesar de existirem inúmeros modelos e cores de palha sintética.

3. Jogo de cadeiras com peças diferentes

vintage - jogo de cadeiras.jpg

Criar um jogo de cadeiras no qual cada uma siga um estilo diferente é uma tendência vintage para design de móveis bastante atual. A proposta é colocar na sala de jantar, por exemplo, uma cadeira herdada dos avós maternos, outra dos avós paternos, do pai, da mãe, etc.

De acordo com Augusto Di Carpi, um jogo de cadeira com design distinto entre elas orna com personalidade qualquer ambiente.

Para isso, é preciso trabalhar com as cores. Conforme o especialista, para se obter um estilo mais formal, a dica é buscar uma cor mais sóbria - neutro ou terroso, por exemplo.

Confira inspirações de composições de cadeiras na nossa galeria no Pinterest!

Apesar de ser uma quase desorganização, é uma desorganização organizada”, saliente Di Carpi, explicando que, por serem cadeiras diferentes na estrutura, no tom da madeira, no desenho, na ergonomia, é importante o uso de tons neutros para uma harmoniosa elegância do ambiente.

Uma última dica de tendência vintage para design de móveis: nada brilhante, mas semibrilho é recomendado, para maior destaque às características da madeira natural, principalmente à maciça.

Para continuar se atualizando sobre tendências, confira o infográfico que preparamos com as tendências internacionais que vão nortear a produção na indústria de móveis no Brasil.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar