Gestão

Segurança na marcenaria: o que não pode faltar?

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com mais incidência de acidentes de trabalho. E ao contrário do se  pensa, este problema não diz respeito apenas às grandes indústrias: a preocupação com a segurança nas marcenarias também precisa ser constante.

“Entre as principais causas de acidentes e incidentes que acontecem nesse ambiente estão o ato inseguro (situações em que o empregado se coloca em risco, estando ciente ou não das consequências), a falta de capacitação para a operação dos equipamentos, a falta (indisponibilidade ou não uso) de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a pressa”, lista Diogo Kaiser, do Senai Centro Moveleiro de Santa Catarina.

Para evitar problemas desse tipo dentro do contexto da marcenaria, portanto, ”a principal norma a ser seguida é a NR-12, que traz prescrições importantes sobre a proteção de máquinas e equipamentos, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho com as partes móveis ou perfurocortantes desses recursos”, indica.

O que utilizar para aumentar a segurança na marcenaria?

Embora seja óbvio dizer que os melhores aliados para a segurança do marceneiro durante a realização de seu trabalho são os EPIs, muitas vezes, eles são deixados de lado, abrindo espaço para a ocorrência de acidentes e o aumento de doenças ocupacionais.

Por isso, embora eles sejam muito comuns, vale reforçar que capacete, protetor auricular (de uso obrigatório em ambientes com mais de 85dB), óculos, respirador facial (indicado para locais com bastante poeira), luvas e calçados de proteção São equipamentos imprescindíveis  no ambiente da marcenaria.

EPCs também são importantes para a segurança na marcenaria

Além dos EPIs  também é importante a utilização dos EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). Entre eles, estão:

Sistemas de detecção e combate a incêndio

Há sistemas automáticos que agem somente como alarme de incêndio, mas existem outros  no mercado que iniciar uma ação de combate, como   sprinkler (componente que descarrega água quando um incêndio é detectado) e centrais de CO2. Também  é importante o uso de extintores do tipo água-gás, para ocorrências de incêndios em peças ou resíduos de madeira, e extintores do tipo CO2 e pó químico, para incidentes com equipamentos elétricos e líquidos combustíveis.

Coifa protetora

Trata-se de um equipamento de segurança utilizado para evitar o toque acidental do marceneiro com a lâmina da serra. Para isso, ela deve ser composta por um material resistente, capaz de de fazer a retenção de eventuais partes da lâmina que possam ser projetadas em direção ao profisional.

Kit de primeiros socorros

Embora pareça corriqueiro, um kit de primeiros socorros pode ajudar a garantir o atendimento inicial em casos de incidentes na marcenaria.

Outros EPCs importantes são:

  • Equipamentos de ventilação;
  • Exaustores para gases e vapores;
  • Cabines para pintura;
  • Tela para proteção de polias, peças ou engrenagens móveis;
  • Placas sinalizadoras;
  • Sensores de máquinas;
  • Fitas antiderrapantes para escadas.

Ações que ajudam a garantir mais segurança na marcenaria

Serras, tupias e tornos, quando não manuseados e armazenados adequadamente, podem oferecer algum tipo de risco. Por isso, é importante que, tanto o maquinário mais pesado  quanto  os demais equipamentos, estejam sempre em perfeitas condições de uso e recebendo uma manutenção regular.

Produtos químicos também devem ser armazenados com cuidado para evitar incêndios ou outros incidentes no ambiente de trabalho.

“Além disso, é importante seguir as instruções de operação de todo o maquinário, ter uma boa iluminação na marcenaria, instalar coletor de pó em todas as máquinas e oferecer treinamentos constantes para a equipesobre a operação dos equipamentos ”, reforça Kaiser.

E você, como lida com a questão da segurança em sua marcenaria? Compartilhe sua experiência no campo de comentários abaixo e até a próxima!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *