• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tendências

Saiba mais sobre a junção do design retrô com a tecnologia em projetos de móveis

O retrô é uma das correntes do design, ao lado do vintage, que seguem em alta há alguns anos – e para 2019, isso não deve ser diferente. A nostalgia e o estilo marcante são pontos que fazem com que o retrô seja um dos estilos preferidos pelos clientes na decoração de interiores. E quando se alia design retrô e tecnologia, o poder e a atratividade dessa opção são potencializados.

O que é design retrô?

Bastante confundido como sinônimo de vintage, esses são dois conceitos de decoração distintos. O vintage está mais atrelado a objetos que são realmente antigos e que mantêm suas características de produção originais ou alteradas muito pouco. Dessa forma, uma poltrona antiga comprada em um brechó é um objeto vintage.

Por sua vez, o retrô é uma peça contemporânea, fabricada com a tecnologia de hoje, mas com estética que remete a outros tempos, uma releitura de objetos de outra época – por exemplo: uma cabeceira de cam13a nova, com entrada USB, mas com visual de uma peça dos anos 1920.

Junção do design retrô com a tecnologia

A característica do retrô associada ao uso de materiais modernos, como metais, cria um ambiente contemporâneo, convidativo e atemporal.

“Mesclar móveis modernos com clássicos nos traz uma nostalgia de resgatar o conforto e a história de cada época com as tendências atuais. Acredito ser essa uma escolha certeira para inovar e atingir diversos públicos que buscam por esses valores”, destaca Teofanes Foresti, professora do curso de Design de Produto da UPF (Universidade de Passo Fundo).

O design retrô e a tecnologia também se apresentam como uma tendência que veio para ficar. Essa união forma uma perfeita combinação, pois aliar o passado com o futuro é uma grande corrente na decoração.

Podemos trazer uma releitura do passado, por meio de uma peça com forma e estrutura dos anos 1950, agregando uma tecnologia de conectividade que possibilite a  interação com mídias e dispositivos modernos agregados – como um tocador de vinil com conversor digital e saída para USB e conexão WI-Fi. O uso do retrô, nesse caso, soma-se ao uso de equipamentos tecnológicos, mostrando a viabilidade e a praticidade de unir o esteticamente antigo com as facilidades das novas tecnologias”, salienta Foresti.

Essa junção remete ao conceito de mobiliário inteligente, que já está bastante presente na rotina dos profissionais da área. Ele significa otimização de espaços e mobílias de modo a atender as necessidades dos usuários, seja com peças que se tornam multifuncionais, ou mesmo, com aquelas que incorporam à sua estrutura itens tecnológicos que facilitam a vida moderna, tanto em espaços maiores quanto naqueles mais compactos.

O que tem se observado no mercado é o design trabalhando para fornecer soluções de mobiliário inteligente combinando o funcional e o técnico com a criatividade, os diferentes estilos e a variedade de gostos e usos.

“Com o grande desenvolvimento das atividades industriais e com o avanço tecnológico, a produção de móveis permite, cada vez mais, a busca por tendências e novidades do mercado”, salienta a professora da UPF.

E isso tem sido bastante demandado no design de interiores. Os clientes querem contar, naturalmente, com um ambiente funcional, bonito, prático, mas, também, com personalidade. Utilizar objetos com design retrô combinados com outros de estética mais moderna é uma opção charmosa, que torna os ambientes mais aconchegantes. Além disso, o design retrô com a tecnologia agrega uma aura cool e nostálgica, aliando estilo com funcionalidade.

O que você achou da junção do design retrô e tecnologia? Você aplica essa tendência em seus projetos? Deixe sua mensagem nos comentários.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *