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Gestão

Vantagens do planejamento tributário para fábricas de móveis

Empreender e abrir seu próprio negócio, como uma fábrica de móveis, exige preparo. Além dos conhecimentos técnicos e das habilidades de venda, é preciso estruturar um business plan e incluir o planejamento tributário nos seus planos. Mas o que isso significa?

O planejamento tributário deve ser entendido inicialmente como uma ferramenta de gestão empresarial que visa a otimização da carga tributária mais adequada para o negócio. Assim, para a sua estruturação é imprescindível o entendimento dos objetivos da empresa. Isso é válido especificamente nos processos operacionais, administrativos, financeiros e logísticos.

 Plano de negócios e planejamento tributário

De acordo com o especialista Julio Batista, advogado e sócio da consultoria empresarial e tributária Guerra Batista, também é importante identificar o atual momento em que a empresa se encontra no cenário de mercado. Além disso, é preciso identificar e avaliar as projeções contidas no plano de negócios. “Esse plano é desenvolvido para o atingimento das metas que se espera no curto, médio e longo prazo. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento do planejamento tributário a ser implementado, com vistas à obtenção dos melhores resultados”, explica.

Para ele, é recomendado que a elaboração do planejamento tributário seja delineada por um especialista. Esse profissional deve conduzir todos os passos de forma efetivamente técnica, trazendo a segurança jurídica necessária para a empresa.

Principais pontos de um planejamento tributário

Os principais pontos para um planejamento tributário eficiente decorrem da avaliação dos regimes tributários aos quais a empresa poderá ser enquadrada. Isso deve levar em conta os âmbitos federal, estadual e municipal, as bases de cálculo e as alíquotas aplicáveis. Além disso, também deve haver a análise dos valores de receita, custos e despesas atuais e projetadas, das informações sobre estoque.

Para ser completo, o planejamento deve levar em conta informações amplas. Por exemplo, as regiões onde se localizam os clientes estratégicos, os gastos com a folha de pagamento e a margem de lucro também devem ser levados em consideração aqui. “O planejamento tributário está adequado quando se identifica a maior otimização da carga tributária em face da lucratividade do negócio”, aponta Batista. Ou seja: a ideia é otimizar a distribuição tributária de modo que não comprometa o lucro do empreendedor.

Colocando em prática

De acordo com Batista, a melhor hora de colocar em prática um planejamento tributário é quando as análises indicarem que é possível alcançar cargas tributárias mais leves. “Por meio da análise e simulação de cenários, verifica-se os regimes mais vantajosos para a empresa, reduzindo, assim, os custos e despesas e tornando a empresa mais competitiva”, conta.

Além disso, também é possível e recomendável o desenvolvimento de um planejamento para negócios já existentes. “Estes deverão ser revisitados periodicamente, na busca constante da adequação dos cenários tributários que apresentem as melhores vantagens”, completa.

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