• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Colunistas

Painéis de madeira, a garantia de um produto certificado e de qualidade

Preocupação com sustentabilidade não é um tema que diz respeito somente a políticas públicas ou a grandes corporações. Cada um pode fazer sua parte no dia a dia, inclusive na construção ou reforma de sua casa ou escritório. Utilizar painéis de madeira não significa somente mais conforto e estilo, mas qualidade e procedência adequada da matéria-prima.

Optar por painéis de madeira, inclusive, é escolher o produto que gera menos impactos para o meio ambiente. A madeira utilizada para fabricação do painel vem de árvores plantadas para fins comerciais. Ou seja, o consumidor não está incentivando o desmatamento, pelo contrário, está adquirindo um material que tem procedência de uma área reflorestada, ou seja, que recuperou um local previamente degradado, devido à ação do homem.

A certeza de que o produto está dentro da conformidade vem da série de certificações, reconhecidas internacionalmente, dentro de todo o processo. Assim, é possível identificar quais bens foram fabricados a partir de práticas adequadas e que respeitam o meio ambiente.

O ISO 14000, por exemplo, assegura que o plantio de árvores, que dentro de alguns anos será matéria-prima para o painel de madeira, respeite as normas mundiais de proteção ao meio ambiente. Além disso, o produto nacional é certificado por organizações independentes, como o Forest Stewardship Council (FSC) e o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor), que garantem a procedência da matéria-prima utilizada.

Isso significa que os cultivos são realizados de acordo com princípios de manejo florestal sustentável, o que permite reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno dos próprios plantios e das fábricas.

Além de toda a segurança de estar adquirindo e utilizando um material certificado, os painéis de madeira brasileiros têm a qualidade garantida, pois estão inseridos no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). O programa refere-se a uma série de regras, instituídas Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação, com o propósito de organizar o setor de construção civil e promover combate à não-conformidade, materiais e serviços de qualidade, tecnologias de ponta empregadas, entre outros aspectos.

Ou seja, os painéis de madeira fabricados no Brasil garantem que o consumidor está levando produtos de qualidade, ótimo desempenho e excelente durabilidade.

___________________________________________________________________________________________

Elizabeth de Carvalhaes é Presidente Executiva da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Energia da International Chamber of Commerce (ICC) do Brasil.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *