A pintura de móveis pode ser uma opção vantajosa e útil em diversas situações, renovando os itens e, em alguns casos, aumentando sua durabilidade.
A ForMóbile Digital apresenta neste conteúdo algumas razões pelas quais você pode considerar essa opção e, para isso, conta com uma especialista no assunto.
Confira a seguir nossas dicas!
Quando a pintura de móveis se torna uma opção?
Por exemplo, quando existe o desejo de renovar e atualizar as peças. Alguns móveis, mesmo muito antigos ou desgastados, muitas vezes estão em ótimas condições estruturais, podem ser restaurados e pintados, em vez de substituídos.
Essa prática pode ser uma maneira econômica de renovar o ambiente e valorizar ou atualizar o estilo da decoração.
Personalização
A pintura dos móveis pode ser feita também com o objetivo de personalizar as peças conforme o estilo da decoração. Cores e acabamentos são essenciais para complementar o design de um ambiente.
Além disso, a pintura pode oferecer uma camada protetora adicional para os móveis. Com isso, evitam-se danos, arranhões e desgastes causados pelo tempo.
Sustentabilidade
A pintura dos móveis é também uma maneira de contribuir com a saúde do planeta. Isso porque esse trabalho é feito em peças que serão reutilizadas – a chamada economia circular. Com isso, temos uma ação sustentável e a contribuição efetiva com o meio ambiente.
Vantagens
Segundo Juliana Russo Barracho, proprietária da Charm Decor, uma das principais vantagens da pintura de móveis é o custo-benefício.
“Além de aproveitar peças antigas, que são melhores dos que as atuais, você economiza, pois deixa de gastar valores altos com um novo projeto ou peças individuais”, explica.
Para a empresária, se a peça a ser pintada é de maneira, justifica ainda mais essa prática. “Vale a pena investir na pintura. Ela muda o visual do móvel e o viabiliza por muitos anos”.
Ela explica que são necessárias diversas camadas de tinta para, primeiramente, sanar os defeitos das peças. Depois, aplica-se mais uma camada, esta para o acabamento final e renovação do móvel.
Principais tipos de pintura para móveis
Conforme ressalta Juliana, é possível fazer uma renovação total dos móveis. Para isso, a pintura ideal é a laqueada, pois ela é capaz de alterar o tom original das peças com o uso de cores.
“Atualmente, existem mais de 200 tons disponíveis no mercado”. Juliana se refere a novidades incríveis, como tons brilhantes, acetinados e foscos. De acordo com ela, o uso depende muito do objetivo e da própria decoração.
Existem ainda outras possibilidades, como o lixamento do verniz antigo para a renovação da madeira. Neste caso, a principal finalidade é manter o padrão original, principalmente, quando as peças são clássicas e em madeiras nobres.
“Temos também as pátinas, que são feitas com tinta e criam um efeito envelhecido. É possível aplicar diversos tons”, completa a especialista.
Tintas para pintura de móveis
Antigamente, a tinta laca era a opção mais usada. Curiosamente, ela é a mesma utilizada na pintura de automóveis. No entanto, não era muito efetiva para as peças de madeira, uma vez que descascavam e não suportavam certos impactos, fragilizando o laqueado.
Juliana Russo acrescenta que, atualmente, a melhor tinta do mercado para a pintura de móveis é a opção em poliuretano. “Trata-se de uma tinta catalisada e que suporta bem os impactos, sem danificar as peças”, finaliza.