ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Plug and Work, Eumabois

Plug and Work: saiba mais sobre integração de máquinas na indústria de móveis

Confira mais sobre a iniciativa da Eumabois para a integração de máquinas na indústria moveleira e saiba como funcionará o sistema Plug and Work.

Nos últimos anos, fabricantes de móveis sofreram altos e baixos com a flutuações na economia e a mudanças nos hábitos de consumo. Esses e outros fatores afetaram consideravelmente o mundo do varejo. Não há apenas mais variação nos produtos, como também uma demanda por mais personalização. Modernizar o parque fabril é indispensável, o que abre espaço para a necessidade de uma integração de máquinas na indústria de móveis.

Nesse cenário, o Comitê Europeu dos Fabricantes de Máquinas e Madeira (Eumabois) tem promovido a proposta de “Plug And Work”, visando incentivar que as empresas apliquem os conceitos da Indústria 4.0 de maneira simples e eficiente.

O que é Indústria 4.0?

A indústria 4.0 refere-se a uma nova fase da revolução industrial, focada na interconectividade, automação, aprendizado de máquina e dados em tempo real. Esse conceito integra uma série de tecnologias preexistentes, permitindo que a empresa tenha acesso a insights em tempo real de processos, parceiros, produtos e pessoas, possibilitando um incremento em sua eficiência de modo global.

Nesse sentido, a Indústria 4.0 abrange todo o sistema de vendas, design personalizado, gerenciamento de produção e equipamentos inteligentes.

No entanto, essa revolução não significa apenas investir em novas tecnologias e ferramentas para melhorar a eficiência da fabricação. É também inovar na maneira como toda a empresa opera e cresce. Esse sistema de produção em rede possibilita a criação de processos de fabricação e cadeias de suprimentos mais otimizados.

Fábricas inteligentes, nas quais o fluxo de trabalho otimizado de cada produto foi transformado digitalmente, permitem uma incrível flexibilidade e versatilidade de design e produção de móveis. Os projetos podem ser criados digitalmente, com base nas informações personalizadas de um cliente. Uma vez finalizados, os detalhes podem ser enviados para as máquinas, que podem concluir a fabricação.

Dessa forma, a automação oferece uma solução promissora para melhorar a competitividade do setor moveleiro. E isso é potencializado pela integração de máquinas na indústria de móveis.

Integração de máquinas na indústria de móveis: quais os benefícios do Plug And Work?

Atualmente, a produção na indústria moveleira demanda cada vez mais processos digitais de fabricação para se obter eficiência e competitividade por meio de gerenciamento e análise de dados integrados.

O novo padrão chamado Plug & Work (P&W) foi lançada no LIGNA 2019, a maior feira de tecnologia de última geração para a indústria moveleira.

"A ideia dessa proposta é criar uma linguagem de máquina comum, independentemente do fabricante, criando uma arquitetura padronizada para o setor de móveis", resume a consultora e engenheira de produção Flavia Mota.

O P&W garantirá aos marceneiros uma integração perfeita e direta da máquina, independentemente da marca do equipamento, da ferramenta ou solução de Internet das Coisas (IoT) utilizada.

Essa automação robótica padronizada oferece aos marceneiros novas possibilidades de desenvolvimento e soluções interessantes, para todos os portes de negócio, desde o marceneiro empreendedor até empresas de grande escala - para atender às demandas atuais do mercado e se preparar para desafios futuros.

"No entanto, para aproveitar esses benefícios da integração de máquinas na indústria de móveis, as empresas precisarão investir não apenas em equipamentos, como também em recursos humanos, tecnologia da informação, comunicação e análise de dados ao longo de toda a cadeia de valor", recomenda Mota.

Com isso, a integração de máquinas na indústria de móveis não significa apenas uma mudança na produção e expansão das tecnologias, mas também contempla uma necessidade crescente de se criar novos modelos de negócios e aumentar a competitividade das empresas moveleiras.

O que você achou do padrão Plug & Work no desenvolvimento da integração de máquinas na indústria de móveis? Para obter mais dicas para sua empresa, confira o material que preparamos para ajudá-lo na modernização de sua fábrica de móveis.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar