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PDCIMob é lançado para fortalecer o setor moveleiro

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Parceria entre ABIMÓVEL e SEBRAE prevê atender 200 micros e pequenas empresas em todo o Brasil

Tão grande quanto a força da indústria moveleira do Brasil, responsável pela sexta maior produção mundial e com comprovações na ForMóbile 2022, é o potencial que o segmento tem para ampliar sua competitividade.

A competitividade é uma demanda para todas as indústrias e empresas, sendo tema levantado durante o evento e disponível online na Cobertura ForMóbile.

Essa necessidade, muitas vezes distante de quem mais precisa (as micro e pequenas empresas) começa a ser atendida agora, a partir de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMob) pretende envolver mais de 200 pequenos negócios até 2024, ano final da primeira parte do programa, com efeito de transbordamento para 1.730 indústrias.

Sobre o PDCIMob

O projeto prioriza cinco objetivos estratégicos para os negócios atendidos: excelência em gestão; inteligência estratégica e promoção comercial; inserção e inovação; competitividade e produtividade; e atuação em rede.

Já estão confirmadas no projeto oito unidades estaduais do SEBRAE, abrangendo todas regiões brasileiras: Pará, no Norte; Piauí e Sergipe, no Nordeste; Rio de Janeiro, no Sudeste; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Sul; além do Distrito Federal, no Centro-Oeste.

A partir da mobilização de todas elas e também dos sindicatos e entidades locais, ABIMÓVEL e SEBRAE coordenarão a implementação do Plano de Trabalho com foco no encadeamento produtivo. “Hoje, o mundo trabalha em rede. O encadeamento produtivo e a atuação em rede são fundamentais”, diz o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz.

Trilhas estratégicas

Para que os objetivos se concretizem, três linhas estratégicas foram desenvolvidas. Uma delas é a Inteligência Setorial e Digital, com ações para mapeamento de perfil setorial e qualificação e preparação das empresas para os canais e plataformas digitais.

Nessa fase, será desenvolvida a “persona” do projeto, espécie de um reflexo das empresas participantes, e a medição da maturidade digital dos negócios – para cada um dos três níveis há um plano de ação – através da Jornada Digital.

Outra trilha é a Melhoria da Competitividade. A atuação é focada em aproximar o Brasil Mais Móveis de 100 empresas, a fim de trazer excelência em gestão e inserção em mercados digitais, em design integrado à indústria e para melhoria da competitividade e produtividade.

A terceira trilha estratégica é a Aproximação Comercial, a fim de efetivar a realização de negócios em diversos elos da cadeia produtiva por meio de soluções de aproximação comercial/virtual (rodadas de negócios) e da integração e aproximação entre fornecedores nacionais e fabricantes para geração de negócios.

Como resultado do projeto, a ABIMÓVEL e o SEBRAE esperam que os pequenos negócios ganhem percentual de aumento tanto na produção quanto no faturamento e atinjam salto de 30% na inovação.

TAG: Gestão Cases
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