A indústria moveleira apresenta diferentes modelos de peças para decorações características de interiores. Um estilo que vem ganhando força e a preferência de decoradores e clientes finais é o industrial.
Os móveis industriais transformam espaços simples em ambientes mais joviais, contemporâneos e, acima de tudo, funcionais.
Isso porque a arquitetura das peças possui uma proposta mais despojada, cujo acabamento é inspirado nos anos de 1950 e 1970, quando as pessoas passaram a unir casa e trabalho no mesmo local.
Logo, os móveis industriais foram pensados para unir o útil ao agradável e agregar funcionalidade.
Hoje, para além dessa teoria, esse estilo é cada vez mais procurado, o que traz infinitas possibilidades para quem deseja mergulhar no universo da fabricação.
Móveis industriais como opção de negócio
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a ideia de fabricar móveis industriais como uma ideia de negócio é uma opção viável, uma vez que essa vertente do segmento moveleiro tem grande potencial na economia brasileira, com alto faturamento.
A ForMóbile Digital conseguiu algumas dicas com a instituição sobre a fabricação dessas peças e como é possível gerar renda a partir daí.
Fabricação
Os móveis industriais são fabricados a partir de diversos processos de manufatura e diferentes matérias-primas – porém, tudo muito simples.
O que vale é a destinação. Conforme o Sebrae, por exemplo, “se o móvel for para uso doméstico pode-se ter uma caracterização, se for para escritório, uma outra, e se for destinado para fins mais rústicos terá uma outra configuração de matéria-prima”.
Uma informação importante é que, além de estar num setor em ascensão, a fabricação de móveis industriais necessita de um baixo investimento inicial.
Tudo dependerá do tamanho da produção esperada e da fábrica a ser montada. “Essa ideia se apresenta como um bom negócio no Brasil”, explica a entidade.
Mercado
Além dos equipamentos para a linha de produção, típicos de uma marcenaria um pouco mais moderna em virtude das peças em ferro, o empreendedor que deseja fabricar e vender móveis industriais deve investir em sua própria capacidade criativa, cuja expressão conta muito para agradar os clientes.
Vale ressaltar que, conforme explica o Sebrae, “a fabricação de móveis industriais poderá requerer um designer qualificado para desenvolver projetos arrojados, com perfis diferenciados dos comumente encontrados no mercado e que junte ao processo trabalhos criativos que traduzam beleza, conforto e funcionalidade”.
Outra boa notícia: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Moveleira (Abimovel), existem mais de 17 mil empresas que fabricam móveis no Brasil. No entanto, nem todas atuam como fabricantes de móveis industriais, o que abre uma lacuna para novos empreendedores, uma vez que a demanda vem aumentando, conforme apontam as tendências de design, arquitetura e decoração.
O que é importante saber para fabricar móveis industriais?
Os móveis industriais possuem estilo único, o que requer uma certa atenção do empreendedor.
As peças são de madeira e ferro – principal característica dos modelos. Além disso, possuem como cores predominantes os tons escuros, incluindo o preto, as paletas terrosas e diversas cores neutras, entre as quais o cinza e o branco.
O desenvolvimento das peças deve ser inspirado no minimalismo moderno, com linhas retas e simples. Esta segmentação não exige muitos detalhes.
Quem fabrica móveis industriais deve pensar no ambiente, de modo a proporcionar ares mais rústicos. Esse conceito vem, principalmente, atrelado ao uso da madeira de demolição – especialmente usada nessa tendência do setor moveleiro.
Por falar em madeira, essa matéria-prima faz parte do catálogo de móveis industriais, principalmente, as de cores claras e/ou em tons cinzas, como é o caso do MDF.
Para finalizar, o Sebrae informa que os insumos usados na fabricação de móveis industriais são facilmente encontrados, com diversas opções de fornecedores.
E a última dica da instituição: “é importante manter uma lista de bons fornecedores para possuir margem de negociação, qualidade dos produtos a serem utilizados e prazo de entrega. Todos, itens fundamentais para quem quer trabalhar com a fabricação de móveis industriais”.
Agora que você conheceu as possibilidades de trabalhar com os móveis de estilo industrial, confira as aplicações do alumínio no mobiliário.