Diferentemente do que muita gente pensa, showroom de móveis não é simplesmente uma loja. Ambos possuem objetivos diferentes.
A loja física é um espaço exclusivamente destinado às vendas, com a exposição de alguns produtos e catálogos.
Enquanto isso, o showroom existe para possibilitar uma melhor exibição, demonstração e testes das peças e modelos. Neste espaço, a aplicabilidade é a palavra-chave.
Isso porque, no showroom de móveis e/ou marcenaria, o cliente tem a oportunidade de se encontrar diretamente com aquilo que deseja comprar.
Ele pode se sentir como se estivesse em casa, no escritório ou em qualquer outro ambiente que deseja mobiliar. Trata-se de gerar oportunidades e ideias. De criar experiências.
É possível mostrar tecnologias, acabamentos, estrutura e materiais de maneira mais consistente.
Showroom e parcerias
O showroom pode apresentar um trabalho mais elaborado, em que marceneiros, designers, arquitetos e decoradores podem atuar em parceria, gerando conceitos, aplicando técnicas e apresentando tendências.
Segundo Felipe Pereira e Robson Boffo, diretores executivos da Marcenaria de Alta Performance, essa colaboração pode potencializar as vendas e até ajudar com a divisão dos custos, quando o showroom é compartilhado.
“Atendemos clientes por indicação e, ao abrirmos o nosso showroom, conseguimos triplicar nosso faturamento.”
Ainda em comparação à loja física, o showroom de móveis tem como finalidade encantar o cliente, ao passo em que a outra apenas mostra.
O motivo principal é porque no showroom os marceneiros e seus parceiros podem usar artifícios como itens de decoração, iluminação, climatização, cores, ambientação, etc.
Outra coisa, a loja é um espaço de pronta-entrega, já o showroom de móveis não tem essa obrigação (embora essa possibilidade exista em épocas de troca de coleções, mas não é uma regra).
O intuito é criar uma cenografia frequente, aproximando o cliente do que ele pode ter em mente ou gerar ideias a ele.
Por que é fundamental ter um showroom de móveis?
O showroom é uma oportunidade excepcional tanto para a própria marcenaria ou indústrias grandes quanto para os distribuidores e revendedores.
O espaço ajuda a efetivar de maneira significativa as vendas, proporcionando experiências diferenciadas ao público. E isso pode acontecer por meio de uma série de fatores; alguns deles você confere a seguir.
Aproximação
No showroom, marceneiro, vendedores, arquitetos e demais profissionais envolvidos no trabalho têm uma melhor aproximação com o cliente. E isso gera uma boa experiência de compra, que vem em virtude do relacionamento.
Para os especialistas Felipe e Robson, “o showroom é importante porque ajuda a servir o cliente, seja oferecendo um café ou ao ouvir e solucionar demandas de layout a partir dos móveis”.
Reputação
O showroom de móveis tem como função apresentar os produtos na prática. Logo, o cliente tende a não se arrepender da compra.
Ele não precisa trocar o produto ou devolvê-lo, uma vez que já testou e verificou suas próprias expectativas no momento da definição do projeto. Essa questão é essencial, inclusive, para melhorar a reputação da empresa no mercado.
Segurança
Todo cliente se sente mais seguro para comprar algo quando conhece o produto de perto. Somente assim é possível que ele teste a credibilidade da empresa.
O showroom de móveis é uma excelente oportunidade para isso. “O endereço físico do showroom aumenta a confiança de compra dos clientes e gera maiores oportunidades de negócio junto aos fornecedores, inclusive, para conseguir empréstimos no banco”, explicam os diretores da Alta Performance.
Persona
Quando a marcenaria ou revenda tem apenas uma loja física ou on-line, possui menos chances de desenvolver um relacionamento com o público. E isso é fundamental para compreender a persona. E conhecer o perfil do cliente é fundamental para fidelizá-lo ou atrair outros novos consumidores por meio da propaganda “boca a boca”.
No showroom de móveis, a marcenaria ainda recebe feedbacks, interage com fornecedores e parceiros e observa a satisfação dos visitantes.
Saúde financeira da empresa
O showroom de móveis é também essencial para o crescimento da empresa porque indica ao público a sua saúde financeira.
Ninguém tem um espaço tão bem elaborado se não possui condições para isso. E essas condições só existem porque a própria empresa conquistou por meio de um bom trabalho.
Ou seja, o cliente entende que aquele local pode ser uma ótima oportunidade de fechar suas compras com segurança porque a empresa está consolidada no mercado.
“O momento ideal para abrir o showroom é quando a empresa dispõe de capital financeiro para implementar o projeto e para manter (por volta de um ano) o espaço até que este alcance sua sustentabilidade financeira. É fundamental que a empresa tenha uma recorrência mensal de clientes que a permita arcar com todos os custos envolvidos”, ressaltam Felipe e Robson.