ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Confira as vantagens da desoneração da folha de pagamento para o setor moveleiro

Confira as vantagens da desoneração da folha de pagamento para o setor moveleiro

A indústria moveleira nacional deve contar com um importante incentivo em 2019. Em novembro do ano passado, o Senado Federal aprovou a medida provisória 843/2018, instituindo o Programa Rota 2030 e outros temas considerados prioritários para a cadeia produtiva. Para o segmento de móveis, especificamente, a grande notícia é a sua reinclusão na lista de setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamento.

De acordo com Pierre Alain Stauffenegger, presidente do Sindimov São Paulo (Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo), a sanção final da MP 843/2018 é fundamental para manter a competitividade e possibilitar que as empresas moveleiras consigam aplicar recursos em pesquisa e desenvolvimento.

“A MP 843/2018 contempla a desoneração para o setor moveleiro, representando maior competitividade e mais investimentos na aplicação em P&D e inovação. Além disso, a sanção oferece um futuro mais promissor para o segmento, estimulando a recuperação da crise em que vivemos, assim como a qualidade e a manutenção do emprego de milhares de funcionários”, comenta.

O que significa a aprovação da desoneração para o setor moveleiro?

Na prática, com a desoneração para o setor moveleiro, as indústrias passam a recolher a contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre a receita, em substituição ao percentual de 20% sobre a folha. Isso representaria o equivalente a 2,5% da receita bruta, executando valor da venda de exportação direta, pagamento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), devoluções e descontos.

Dessa forma, a medida ajuda a minimizar os efeitos sofridos pelo segmento de móveis, que tem sido impactado por questões como o aumento no valor do frete e no custo da energia elétrica e das chapas, assim como a situação atual da logística que lhe cerca, prejudicada pela condição da malha rodoviária, entre outros fatores.

Cabe salientar, ainda, que a medida beneficia, especialmente, as empresas com produção menos mecanizada e com alto índice de mão de obra contratada. Iniciativas desse tipo podem ajudar a gerar melhores perspectivas para os  setores produtivos, ampliando as possibilidades de competitividade e mesmo de condições de exportação da produção nacional.

Qual é a sua opinião sobre a desoneração na folha de pagamento para o setor moveleiro? De que forma essa questão vai impactar o seu negócio? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo e até a próxima.

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar