ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

6 dicas para elaborar projetos corporativos e escolher o melhor mobiliário

Article-6 dicas para elaborar projetos corporativos e escolher o melhor mobiliário

6 dicas para projetos corporativos e mobiliário.png
Projetos corporativos precisam considerar as necessidades dos colaboradores para construir ambientes confortáveis e eficientes

Os projetos corporativos são desafiadores, pois cada empresa tem sua própria cultura e deseja que o escritório reflita seus valores. Apesar disso, existem diversas maneiras de deixar o ambiente confortável e funcional.

Profissionais de arquitetura e design precisam entender sobre conceitos de ambientes corporativos para que o projeto siga alguns aspectos: decoração personalizada para o cliente, espaços funcionais, móveis ergonômicos, bons sistemas de iluminação e outros pontos essenciais em escritórios. 

A especialização na área é uma medida para expandir a sua carreira e se aprofundar em um mercado que está em expansão. Por isso, acompanhe 6 dicas de como montar e decorar esses ambientes.

1. Avalie a estrutura disponível na empresa

É comum imaginar o projeto de uma forma e já ter ideias com determinadas possibilidades. No entanto, nem sempre o espaço disponível comporta tudo que você imaginou.

Antes de mais nada, é necessário entender a estrutura disponível na empresa, e só depois você começa a criar em cima desse espaço. Fatores como a iluminação (natural e artificial), tamanho e até o formato do espaço influenciam nas decisões.

Além do mais, a demanda da empresa pode ser diferente do que você esperava. Sendo assim, é fundamental se posicionar e mostrar sua expertise, explicando as decisões tomadas para a criação do projeto, o porquê da colocação de cada objetivo, escolha da mobília e outras questões.

2. Pense na ergonomia e bem-estar dos colaboradores

A estética é importante, mas de nada adianta um escritório lindo que não contribua para o bem-estar dos trabalhadores do local. O mobiliário faz toda diferença na produtividade e na saúde dos colaboradores, por isso essa deve ser uma das prioridades no projeto.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece diretrizes para a mobília de escritório. As NBRs (Normas Brasileiras) e NRs (Normas Reguladoras) foram criadas para evitar danos à saúde dos funcionários, uma vez que eles passam muitas horas do dia nesses espaços. 

Aliás, as empresas que não seguem essas especificações podem receber multas. Então, é melhor ficar de olho e conhecer as normas para escritório, entre elas:

  • NR 17: Norma Regulamentadora de Ergonomia que estabelece os parâmetros ergonômicos no ambiente de trabalho;
  • NBR 13966:2008: Especifica as características para mesas de escritório, como dimensões e aspectos de segurança e ergonomia;
  • NBR 13962:2018: Determina as especificações para cadeiras de escritório;
  • NBR 16031:2012: Norma que estabelece os requisitos técnicos de resistência e durabilidade dos móveis para escritório.

Todas as normas foram criadas para se ajustar aos diferentes biotipos e medidas do corpo humano. Além disso, também prezam pela qualidade dos componentes, acabamentos, materiais de fabricação e durabilidade dos móveis. 

No caso de mobília modular (que é facilmente montada e desmontada para fazer mudanças), isso é ainda mais fácil graças à flexibilidade do layout. Assim, é mais simples fazer transformações e adaptações no mobiliário.  

3. Foque na flexibilidade e eficiência do ambiente

A saúde laboral merece destaque na definição de um projeto corporativo. Portanto, seguir as NBRs e NRs é fundamental, mas outras soluções criativas auxiliam a aumentar o desempenho dos colaboradores no dia a dia.

Por exemplo, as estações de trabalho podem contar com soluções elétricas diferenciadas, que tenham tomadas acessíveis e sem o emaranhado de fios que atrapalhem as atividades durante a jornada de trabalho. A flexibilidade e eficiência estão ligadas à ergonomia, uma vez que ambientes ergonômicos são capazes de ajudar na produtividade.

4. Traga a sustentabilidade para o projeto

Marcas sustentáveis são mais bem-vistas pelo público, uma vez que o meio ambiente é uma preocupação que está em alta. Prova disso são os investimentos em ESG feitos pelas empresas. 

A pauta sustentável é estratégica e ainda pode trazer diversos benefícios para o escritório, e isso vai muito além de apenas fazer a separação adequada do lixo e deixar de usar descartáveis para gerar menos lixo.

A sustentabilidade em projetos corporativos envolvem outras estratégias, entre elas:

  • criação de telhados verdes que amenizam a temperatura dos ambientes;
  • sistema de reservatório e reaproveitamento da água da chuva;
  • ampliação de janelas e outras técnicas para aproveitar mais a luz natural;
  • mobília com móveis em madeira de demolição ou de reflorestamento.

5. Acompanhe as tendências de arquitetura e design

Conhecer as tendências e novidades do mercado contribui para ter melhores ideias e encontrar as melhores soluções para os clientes. 

Os projetos corporativos precisam ser flexíveis e devem pensar no bem-estar dos funcionários. Sendo assim, as tendências buscam sempre melhores alternativas e soluções para entregar benefícios aos escritórios.

Um exemplo disso são os espaços que podem ser migrados com os móveis modulares. Outra opção é a busca por designers que prezam pela convivência das equipes, integração de espaços e outras visões que valorizem o projeto e as pessoas que trabalham no escritório.

6. Escolha a mobília certa para projetos corporativos

Um dos pontos mais importantes dentro de um escritório é o mobiliário. O projeto corporativo precisa entender que a empresa funciona como um organismo vivo. Afinal de contas, todos os setores estão interligados e os móveis também expressam quem é a organização e a sua cultura.

Os móveis para uma empresa precisam seguir as especificações da ABNT, e ainda serem fabricados com materiais de qualidade. O avanço da tecnologia já criou móveis inteligentes, que facilitam o manuseio no dia a dia. Aliás, bons móveis manterão a efetividade mesmo após a passagem do tempo. 

Por isso, investir em um mobiliário de qualidade e apropriado para o escritório impacta positivamente no rendimento dos funcionários. Cadeiras com regulagem no encosto e na altura, mesas com altura adequada e outros fatores ajudam para que cada colaborador possa fazer os ajustes que achar melhor. 

Os projetos corporativos que são criados a partir das tendências da área e que consideram, principalmente, o conforto das pessoas como uma prioridade terão melhores resultados. Nesse sentido, os profissionais que criam tais projetos devem entender as necessidades desse mercado para criar estratégias mais efetivas.

Continue se aprofundando no tema! Saiba como planejar móveis para espaços flexíveis de trabalho.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar