ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

e-commerce de móveis

5 dicas para iniciantes no e-commerce de móveis

Você se encaixa no perfil dos iniciantes no e-commerce de móveis? Saiba como vencer os desafios do mundo online!

Em um mundo cada vez mais globalizado e online, a presença digital é obrigatória para empresas de todos os setores. Com o isolamento social devido ao novo coronavírus, essa premissa está ainda mais evidente, estimulando pequenos marceneiros e fabricantes de móveis seriados a se tornarem iniciantes no e-commerce de móveis. Muitos empreendedores já vinham se preparando para enfrentar o comércio online, e precisaram acelerar esse processo.

Mas a grande demanda de quem pretende abrir um negócio digital é a seguinte: como iniciantes no e-commerce de móveis devem agir para evitar erros? Fique atento e acompanhe as dicas a seguir para vencer os desafios iniciais e já iniciar sua jornada na frente de muitos concorrentes!

Iniciantes no e-commerce de móveis: como começar

A criação de um e-commerce é desafiadora até para os empresários mais experientes do comércio físico de móveis, uma vez que o meio digital exige conhecimentos e habilidades empresariais específicos, com aplicações diferentes das que ocorrem no comércio físico. Os iniciantes no e-commerce de móveis devem, primeiro, se apropriar das características comuns à venda online!

De acordo com Elimar Silva Melo, professor da Fundação Dom Cabral, da Fundação Getúlio Vargas e co-criador do canal Café com Marketing, “os três pilares básicos para iniciar um e-commerce são: estrutura adequada para realização das vendas; estímulo do consumidor para efetivação da venda e uma boa logística de entrega e pós-venda dos móveis. A equipe de vendas, no meio digital, não vai atrás do consumidor. É o consumidor que vem até o e-commerce estimulado por ações de marketing digital! Para não perder vendas é necessário que o processo de compra seja fácil, a entrega dos móveis seja rápida e o pós-venda seja eficiente, rápido para solucionar as demandas que surgem.”

1. Planejamento empresarial

 O e-commerce é um modelo de negócio tão desafiador quanto uma loja física, por isso é necessário estudo e planejamento para ter uma boa estrutura (fornecedores adequados; e-commerce capaz de receber altos volumes de compra e bom atendimento). De acordo com Adriana Ferrarezi e André Victor, proprietários da Like Melon - Agência de Marketing Digital, “planejamento é fundamental para qualquer projeto! Realize análise SWOT, desenvolva seu plano de marketing digital, estruture seu financeiro e tenha um plano comercial. O site não vende sozinho só porque está na web, é necessário dedicação e estudo de dados!”.

2. Aprenda a vender online

O diferencial do marketing digital, em relação ao offline, é focar nas demandas do consumidor, transformando a venda em uma consequência natural para solucionar as necessidades do cliente. Estude sobre Inbound Marketing, remarketing, retargeting; conheça a jornada do consumidor, a criação de personas e aprenda a nutrir (com informações de qualidade por meio de blogs, e-mail marketing e redes sociais, por exemplo) os potenciais clientes para que a compra seja concretizada.

De acordo com Fred Albuquerque, profissional de marketing, professor da FDC (Fundação Dom Cabral) e sócio da empresa JOINME, “o consumidor vive em um mundo híbrido, devido a integração entre o digital e o físico. Dessa forma não há motivos para pensar a venda de móveis de forma segregada entre loja física e e-commerce”. Os canais de venda online e físico são complementares, principalmente para o mundo pós-pandemia.

3. Registre o seu domínio

O registro do domínio é essencial para um e-commerce, pois é por meio dele que os clientes vão encontrar o seu site! Para registrar um domínio, é necessário que o nome da sua loja esteja disponível para registro, ou seja, que outra empresa/pessoa não esteja usando o mesmo que você quer usar.

O raciocínio também é válido para o e-mail com domínio próprio (por exemplo, contato@domínio.com.br). Os iniciantes no e-commerce de móveis devem pesquisar a disponibilidade em sites especializados para registro de domínio.

4. Facilite as vendas

Seu site deve ter um layout atrativo para o público e o catálogo de móveis da loja online deve apresentar fotos nítidas, com descrições detalhadas e adequadas. Os iniciantes no e-commerce de móveis devem estar atentos às formas de pagamento disponibilizadas para que seus produtos possam chegar a um público cada vez maior.

5. Pós-vendas

Como explicam Victor e Ferrarezi: “Um bom atendimento promove a retenção e fidelização do cliente. O pós-venda é uma etapa importante da estratégia de Inbound Marketing, sendo fundamental para diminuir o CAC (custo de aquisição do cliente)”.

“Os clientes têm conhecimento da legislação de proteção ao consumidor e desafios podem surgir ao longo do processo de venda e pós-venda. Um bom atendimento gerar novas compras! Por exemplo, um cliente que solicita a troca de um móvel e é bem atendido, pode retornar à loja para realizar compras futuras ou até mesmo aumentar o valor de sua compra atual, adicionando objetos decorativos”, finaliza Melo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar