• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Dicas para melhorar o lucro da sua fábrica de móveis

Administrar um negócio é um desafio,mas é possível melhorar o lucro com algumas mudanças nas práticas de gestão. Experimentar diferentes estratégias para aumentar as receitas é uma forma de tornar a marcenaria ou fábrica de móveis mais eficiente e lucrativa.

No entanto, é importante ter em mente que tornar sua marcenaria mais lucrativa não diz respeito apenas a vender mais. O lucro também está relacionado à redução de desperdícios, retrabalhos e custos desnecessários em sua operação. 

“É preciso ter um planejamento estratégico para vendas, produção e custos. Os três devem estar bem alinhados para o sucesso e a lucratividade da empresa.”, resume Claudio Perin, consultor para indústrias de móveis.

Veja, a seguir, algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa.

1. Melhore o relacionamento com sua base atual de clientes

Procure maneiras de melhorar o relacionamento com o cliente que você já conquistou. Dessa forma, você poderá reduzir seu ciclo de vendas e aumentar sua taxa de fechamento. Além disso, também pode prolongar a retenção de clientes e até mesmo aumentar os preços.

É comumente mais fácil – e mais barato – vender para um cliente existente do que conquistar um novo. Por isso, torne o processo de compra de seus móveis o mais simples e agradável possível. O atendimento atencioso e ágil, opções de pagamento e realização de pós-venda são coisas que ajudam a trazer um cliente de volta.

Outra estratégia que pode aumentar os lucros é incentivar clientes a conhecerem seus novos produtos. Isso pode ser feito com ofertas especiais, descontos ou brindes. Um pré-lançamento exclusivo de novas linhas de produtos a esse público, por exemplo, faz com que ele se sinta valorizado, lembrado e especial. Isso pode resultar em maior fidelidade e lucratividade para sua fábrica de móveis.

2. Para melhorar o lucro, ofereça projetos mais complexos

Atualmente, os clientes preferem produtos que foram fabricados com os equipamentos mais modernos, gerando peças mais personalizadas e complexas. Isso é um tendência global para a indústria moveleira, e indica a importância da tecnologia na fabricação de móveis.

Hoje, boa parte dos móveis modernos oferece tecnologias embutidas, como luz LED, portas USB e capacidade de carregamento. Outra tendência é a demanda por móveis ecologicamente corretos. O mobiliário sustentável é livre de substâncias químicas perigosas, feito a partir de insumos como madeira de reflorestamento. Dessa forma, é um apelo expressivo no mercado para melhorar o lucro das marcenarias. De acordo com o CEO da Houzen, Henrique Ousen Pizzato, essa é uma abordagem válida.

“Produtos mais funcionais e multifuncionais, práticos, que ocupem menos espaço, utilizando matérias-primas recicladas, que colaborem com a premissa do ecossistema e da sustentabilidade são boas estratégias”, afirma.

3. Organize a gestão de seu negócio

Adotar uma boa gestão é a melhor forma de cortar custos desnecessários e melhorar o lucro. Redesenhe fluxos de trabalho e sistemas para conseguir maior eficiência operacional. Tente cortar etapas, reordenar processos e reorganizar espaços de trabalho físicos para otimizar a produtividade e o melhor aproveitamento de insumos e mão de obra. Elimine, assim, tarefas e atividades que não agregam valor à empresa ou ao cliente. 

4. Aposte em vendas pela internet

Vendas online podem levar os seus produtos a um público novo e interessado em comprar. Isso porque as modalidades de e-commerce e de m-commerce (para dispositivos móveis) estão cada vez mais consolidadas e demandadas pelo mercado consumidor.

Portanto, que busca aumentar sua lucratividade precisa olhar com atenção para esse nicho e integrar-se a ele. É possível iniciar de modo mais modesto, fazendo divulgação e vendas via redes sociais, por exemplo. Além disso, lançar sua própria loja virtual pode ser uma opção. Há plataformas gratuitas e pagas que podem ser utilizadas para esse fim. Assim, você irá se conectar com potenciais clientes, identificar oportunidades de venda e aumentar a abrangência do seu negócio.

Adotar estratégias para melhorar o lucro da sua empresa ajuda a reduzir custos, aumentar o volume de negócios e a produtividade, além de proporcionar uma escalabilidade para sua marcenaria. Comece agora!

Gostou de nossas dicas para melhorar o lucro de sua fábrica de móveis? Já adota essas ou outras estratégias a fim de otimizar seus resultados comerciais? Compartilhe suas experiências nos comentários.

Vantagens da Formalização para marcenarias

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *