No marketing e nas vendas, é preciso saber como o consumidor deseja ser atendido e se ele está satisfeito com o trabalho da sua marcenaria
Anne Oelke, da Marcenaria Fora da Caixa, começou a sua apresentação no Palco ForMóbile, atração da ForMóbile 2024 – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, levantando a seguinte pergunta: “O que é marketing para você?”
Ela abriu essa questão para falar sobre estratégias importantes dedicadas às marcenarias.
Estratégias de marketing para marcenarias
De acordo com a palestrante, marketing é a soma de estratégias para alavancar as vendas de um negócio.
No entanto, para ela, antes do gestor de uma marcenaria pensar nas respectivas ações, é preciso adquirir autoconhecimento. Ou seja, refletir sobre o negócio em si por meio de um conjunto de diretrizes chamado de Análise Swot.
“Este é o bê a bá do marketing. É separado por letras e cada uma tem o seu significado.”
Letra S
A letra S significa "strength", no português, “força”. Anne explicou que é fundamental saber quais são os pontos fortes do negócio. Onde ele sai ganhando.
Letra W
Essa letra, por sua vez, vem do termo “weakness”. Ou seja, “fraquezas”. “Se não conseguimos visualizar onde precisamos melhorar, não vemos os próximos passos para sanar as dores”, definiu.
Letras O e T
A letra O vem de “opportunity” (oportunidade), ao passo em que a letra T significa “threat” (ameaça). De acordo com a representante da Marcenaria Fora da Caixa, ambas dizem respeito a fatores externos.
“O que você pode trabalhar que não está trabalhando ainda? Precisa mudar de região, por exemplo?”
Relacionamento com o cliente
Anne falou também que o segundo passo após a reflexão sobre o negócio é focar no cliente. Conhecer o público-alvo, mas também cada pessoa que procura por sua marcenaria. “O cliente deve ser tratado de forma individual”.
Ainda conforme a palestrante, o cliente espera muito além da qualidade do produto, que é uma obrigação da marcenaria oferecer.
Ou seja, é preciso saber como o consumidor deseja ser atendido e se ele está satisfeito com o trabalho da sua empresa. Para isso, é primordial então definir o público-alvo. Alguns critérios podem ser seguidos:
- Idade/geração
- Capacidade financeira
- Círculo social
- Convívio familiar
- Círculo profissional
“Você precisa atender o cliente de maneira diferenciada”, frisou Anne. Para isso, ela sugeriu conhecer as gerações às quais as pessoas e potenciais clientes pertencem.
Por exemplo, quem nasceu entre 1945 e 1964 (Baby Boomers) é mais focado em qualidade e durabilidade, aos passo em que os nascidos de 1965 a 1980 (Geração X) também quer qualidade, mas para não terem de se preocupar com assistência técnica.
Já as pessoas dos anos de 1981 a 1996 (Geração Y) valorizam design e funcionalidade, enquanto que aquelas que vieram ao mundo entre 1997 e 2010 (Geração Z) optam pela sustentabilidade, automação e tecnologia inserida, e são mais desapegadas.
“Saber sobre cada geração norteia o trabalho e melhora o atendimento ao cliente.”
Os 4Ps do marketing
Como inserir os 4Ps do marketing na marcenaria? São eles: produto, praça, preço e promoção.
Anne explicou que, com relação ao produto, é importante focar no que será produzido. Por exemplo, o tipo de móvel, para qual cliente, o uso dessa peça, etc. É preciso se especializar, segundo ela. “Quem é generalista não é especialista”, pontuou.
Sobre o P de praça, a participante do Palco ForMóbile frisou a importância de saber definir a região que será atendida pela marcenaria em questão. Qual será o estado, cidade e bairro?
O preço também foi explicado, uma vez que ele vem atrelado a praça. “É essencial ter um posicionamento correto de preço de acordo com o cliente. Não tenha medo de passar o orçamento e lembre-se: nem sempre a melhor estratégia é o menor preço”. Para Anne, é fundamental entender o preço dos concorrentes por determinados projetos.
Já a promoção, o último P dos quatro, é a forma que a marcenaria promove o seu produtos. “Saiba onde o seu público-alvo está”.
Ações promocionais
Quem esteve na palestra “Marketing estratégico para marcenarias” na ForMóbile 2024 conferiu também algumas medidas que podem ser efetivas no quesito promoção.
Ações digitais, por exemplo, incluem redes sociais, Google, anúncios, apps de mensagens, etc. Estratégias offline, no entanto, são aplicadas por meio de folders, cartazes, outdoors, placas, carros plotados, uniformes, parcerias, eventos, mostras e decorados.
Tudo isso, porém, exige uma certa verba, correto? Anne contribui com algumas sugestões:
1. Estipule um valor mensal ou anual;
2. Faça um plano anual começando hoje (mês a mês);
3. Teste diferentes ações para o seu público.
Por fim, ela ainda se preocupou em dar dicas para quem está com falta de clientes. “É preciso ir atrás. Não adianta ficar sentado atrás do computador e nem depender apenas de indicações”.
Uma das estratégias mais importantes, para ela, é firmar parcerias, por exemplo, com arquitetos e designers.
“Procure bons profissionais, mas evite as estrelas. As faculdades podem ser bons locais para encontrar parceiros.”
Gostou das dicas? Continue por aqui e acompanhe tudo o que foi apresentado no Palco ForMóbile em 2024!