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Marcenaria digital além do e-commerce: formas de vender online

Article-Marcenaria digital além do e-commerce: formas de vender online

formas de vender online
Estar no meio digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, confira as formas de vender online na sua marcenaria além do e-commerce

presença digital é um requisito crucial para quem deseja vender mais e expandir os negócios, sobretudo para alcançar os novos públicos, como os millennials. Nesse contexto, naturalmente, o e-commerce é uma das principais oportunidades digitais para a marcenaria aumentar suas vendas. Mas se você não tem uma loja virtual, saiba que, ainda assim, existem outras formas de vender online.

De acordo com a mais recente pesquisa TIC Domicílios, realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 70% da população brasileira está conectada à internet. E, entre esses, 89% utiliza a internet quase diariamente. Outro número importante é o trazido pela NZN Intelligence, que indica que mais de 70% dos consumidores brasileiros já preferem fazer compras online a se dirigir para as lojas físicas. 

A partir de dados como esses, é possível perceber a importância de encontrar outras formas de vender online e de garantir a presença digital das marcenarias, de modo a não se perder negócios, tornar a marca mais conhecida e elevar o faturamento do negócio.

3 formas de vender online que vão além do e-commerce convencional

Se você não tem um e-commerce, a dica é avaliar a possibilidade de criar um e comercializar os seus produtos, consolidando sua posição, também, como loja virtual. No entanto, se esse passo ainda está fora de seu planejamento ou orçamento, é possível tomar outras medidas para que você consiga vender online. Veja, a seguir, algumas dicas:

1. Redes sociais

Hoje em dia, ter presença digital é fundamental para as empresas, e essa é uma das outras formas de vender online. Para se ter ideia, de acordo com a pesquisa Social Media Trends, no Brasil, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social.

Assim, se a maioria da população está na internet, seu público-alvo também deve estar nas redes sociais. Identificá-lo e saber em quais redes os seus clientes e potenciais clientes estão lhe dará margem para criar conteúdos e campanhas assertivas para atingi-lo e gerar vendas.

Facebook, Instagram e LinkedIn são as principais redes sociais voltadas para negócios. Por meio delas, é possível interagir com o seu público, tirar dúvidas sobre produtos e serviços, fazer lançamentos, vender e divulgar a sua marca de modo geral.

Ao criar as páginas e os perfis de redes sociais do seu negócio, é necessário estudar estratégias para entender os melhores dias de postagens, além de selecionar conteúdos relevantes para o seu público. Para se organizar, crie um cronograma, com dias, horários e sugestões de conteúdos para os posts.

Ainda, conforme lembra Antonio Lima, professor de marketing da Unisinos, "muitas dessas redes oferecem marketplaces específicos para a venda de produtos. No Instagram, por exemplo, que é uma rede de perfil bastante inspiracional para o público e de grande apelo visual, o que combina bem com a venda de móveis. A marcenaria pode divulgar fotos atrativas, dos móveis montados, já em uma sugestão de contexto de uso (como a sala do cliente) e utilizar os recursos do Instagram Shopping de etiquetas para inserir detalhes do produto, como preço, cores disponíveis e medidas. Outra possibilidade importante nessa rede é a parceria com arquitetos e designers de interiores, por exemplo, que podem atuar como influenciadores para as marcenarias, divulgando de modo 'natural' os móveis em seus perfis, por meio de fotos de projetos, inspiração de decoração, etc.", recomenda. 

2. Google Meu Negócio

Se a sua empresa não está no Google, isso significa que você deve estar perdendo clientes e oportunidades de outras formas de vender online.

"O Google Meu Negócio refere-se a uma ferramenta gratuita dentro do Google, que permite que as empresa e suas principais informações estejam disponíveis no Google, além das informações de rotas no Google Maps para que o cliente veja, quando fizer uma busca pelo nome do negócio, todas as informações básicas da marcenaria, ofertas de produtos, como chegar, suas formas de contato e, inclusive, a avaliação que outros clientes já fizeram - o que pode ser uma ótima ferramenta de vendas", resume o professor.

E isso acaba impactando, também, na credibilidade do negócio no ambiente digital. De acordo com dados da plataforma, as empresas que confirmam as informações com o "Google Meu Negócio" têm duas vezes mais chances de ser consideradas confiáveis pelos clientes.

Então, se você deseja inscrever a sua marcenaria, basta seguir o passo a passo do Google Meu Negócio.

3. Criação de um site de portfólio em plataformas gratuitas

Como alternativa de outras formas de vender online, estão os sites de portfólio em plataformas gratuitas. O portfólio nada mais é do que uma compilação de trabalhos realizados pela empresa, com o intuito de mostrar competência, técnicas, qualificações e experiências do negócio.

Entre as plataformas gratuitas para criação de portfólio, estão Behance, WordPress, Wix e Tumblr. Essas ferramentas oferecem soluções simples, porém práticas, para todos os tipos de marcenaria, com diversos templates prontos, o que possibilita colocar o portfólio no ar com poucos cliques.

Para descobrir outras formas de vender online e conferir mais dicas sobre o assunto, confira o artigo que preparamos sobre como usar as redes sociais para atrair mais clientes para o seu negócio.

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