Não é novidade que a maneira mais rápida e barata de divulgar seu trabalho é através de um perfil profissional nas redes sociais. No entanto, marcar presença no mundo digital pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. É preciso saber compartilhar os conteúdos ideais para cada plataforma, além de se atentar a frequência de publicações e saber desenvolver uma boa estratégia de captação de leads através das redes.
Segundo Fernando Moulin, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente, estar presente nas redes é essencial para gerar melhores resultados no e-commerce. “As pessoas usam as redes sociais no cotidiano, seja para buscar referências de decoração ou reforma, de ambientação, de mudança nos seus lares ou escritórios, seja em situações de relacionamento e interação com outras pessoas para compartilhar ideias, oportunidades, situações do dia a dia ou mesmo somente para puro entretenimento”, explica o especialista.
Marcas nas redes sociais
Ainda segundo ele, outra vantagem das redes sociais é que, além de aumentar a visibilidade do seu trabalho, elas também permitem manter um contato contínuo com os clientes e entender seus desejos, necessidades e aspirações reais. “Dessa forma, arquitetos, designers e marceneiros podem trabalhar com uma maior assertividade em estratégias de encantamento, engajamento, atração e conversão de novos consumidores”, continua Moulin.
O professor também explica que para obter um bom engajamento nas redes é preciso se atentar ao formato de publicações ideal para cada plataforma. “O conteúdo a ser produzido para determinada audiência vai depender bastante da rede social escolhida pelo arquiteto, marceneiro ou lojista de móveis em geral”, destaca Moulin.
“É mais comum as pessoas verem muitas referências dessa categoria de consumo em plataformas como o Pinterest, Instagram e, às vezes, no próprio TikTok. O YouTube também é utilizado, mas atua mais como um repositório de conteúdo em formato de vídeo para um consumidor um pouco mais sofisticado, que requer análises um pouco mais detalhadas”, observa o especialista.
Quais conteúdos postar?
Em relação ao tipo de conteúdo que pode funcionar no perfil de arquitetos, designers e marceneiros, Moulin indica vídeos de formato curto e imagens bonitas e chamativas que façam com que o usuário tenha interesse em saber mais ao clicar na publicação.
“Outra frente é trabalhar o texto, ou seja, criar conteúdo que agregue valor real para a vida das pessoas. Ao invés de focar em um formato de vendas ou divulgação daquilo que o negócio pode oferecer, o profissional pode dar soluções que possam contribuir para que o usuário tenha uma vida melhor”, aconselha o professor.
“Por exemplo, ao invés de vender uma cozinha planejada, o criador do conteúdo pode dar dicas para que o espectador tenha uma cozinha mais agradável para receber visitas, para fazer uma comida saudável ou para uma estética elegante”, comenta Moulin.
Vinicius Brilhante, coordenador de conteúdo na Marqueterie, explica que os profissionais também precisam aprender a usufruir do potencial de cada uma das redes sociais. “O TikTok é um espaço para vídeos de curta duração, entre 15 e 60 segundos. Muitas tendências nascem ali e depois migram para outras redes”, comenta Brilhante.
“Já o Twitter, conhecido como ‘muro das lamentações’ pelo grande número de conflitos ali presentes, soma diversos cases de empresas que souberam monitorar conversas e tendências para aproveitar oportunidades de relacionamento positivos com seus seguidores”, continua o especialista.
Já quando o assunto é Instagram, Brilhante indica que os profissionais apostem no compartilhamento de reels que atualmente está em alta na plataforma. “Nesse formato de conteúdo as pessoas adoram ver antes e depois, adoram ver processos criativos, como uma parede sem reboco nenhum sendo transformada em uma super parede linda, lisa, iluminada”, exemplifica o coordenador de conteúdo.
Frequência de posts
Para Brilhante, ao criar um perfil profissional é importante ser honesto, autêntico, ter estratégia e constância. “Não existe fórmula mágica para obter sucesso na internet. Nem a Meta (criadora do Facebook e do Instagram) diz que precisamos postar todos os dias ou em respectivos horários do dia para aumentar o engajamento. Ao invés disso, eles dão estímulos para que você produza conteúdos. O que a gente precisa ter é constância e a frequência é você que define”, explica o especialista.
“Seja fiel ao que você pode fazer. Se você só consegue criar conteúdo duas vezes por semana, faça apenas duas vezes na semana, mas faça muito bem feito”, reforça. Outra dica de Brilhante é ser mais ativo nos stories e concentrar no feed apenas o que realmente importa, ou seja, um conteúdo de qualidade e boas imagens. Ele também enfatiza que, apesar de não existir uma frequência ideal de postagens, quanto mais posts forem feitos em seu perfil profissional, mais interação sua página irá receber.
“É assim que o Instagram funciona, ele entrega seu conteúdo para quem interage com você, ou seja, quanto mais um usuário interagir com seu perfil, mais ele irá receber seu conteúdo. Dessa forma, quanto mais você postar, mais pessoas serão impactadas pelo seu trabalho”, observa o coordenador de conteúdo.
Ele também faz um alerta: não é só postar por postar. “É por isso que eu falo que nós temos que ser fiéis ao que conseguimos fazer com qualidade. Porque postar qualquer coisa, qualquer pessoa pode entrar na rede agora e postar. Agora postar com qualidade algo que tem relevância, que tem valor e que é visualmente atrativo a ponto de atrair a atenção dos clientes, precisa ser feito com cautela e planejamento”, explica Brilhante.
Capriche na primeira impressão
Ainda segundo o coordenador de conteúdo, as redes sociais são como se fossem uma casa alugada onde você está agora. Já seu site é sua casa própria, é onde você estará ‘para sempre’. “Tudo o que você tem deve estar em seu site. Então se hoje o Instagram acabar ele era sua casa alugada, não sua casa própria. Além dele você ainda precisa estar em outros canais e, principalmente, em seu site que é seu lar definitivo”, observa Brilhante.
“Agora imagine que você tem uma casa alugada que é sua loja, sua vitrine, e ela está abandonada. Se isso acontecer você estará mostrando para as pessoas algo sobre a sua credibilidade, e acabará indiretamente mostrando para seus clientes que talvez você não leve aquilo tão a sério, ou que não seja tão comprometido com aquilo”, exemplifica o especialista, enfatizando que um perfil profissional abandonado pode causar uma primeira impressão negativa aos olhos dos clientes.
“A gente nunca tem a chance de criar uma nova primeira impressão. A primeira impressão que as pessoas vão ter de você ou da sua marca é a mais importante porque ela pode acabar sendo a única. E, através dela, você já cria um impacto nos clientes. Por isso esse primeiro contato precisa ser positivo”, destaca Brilhante.
Planejamento estratégico para redes sociais
Quando o assunto é fazer um bom planejamento estratégico nas redes sociais, Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm indica que quem não tem facilidade para desenvolver conteúdos online busque pessoas especializadas para ajudar com seu perfil profissional. “Não importa se o time é interno ou uma empresa externa contratada, o importante é buscar mão de obra especializada e já referenciada pelo mercado. Planejamento e respostas rápidas nas redes sociais podem trazer um excelente resultado”, enfatiza Bandeira.
Ele também destaca que a ética e a criatividade são os dois principais pilares que devem ser levados em consideração pelos profissionais que querem se inserir nas redes.
Outra dica do vice-presidente é fazer uma análise constante da performance do seu perfil profissional, de forma que sejam feitas mudanças sempre que necessário até que você esteja obtendo o resultado esperado. “Existem boas ferramentas gratuitas e pagas, disponíveis para contratação, que fazem excelentes análises do resultado do seu perfil”, finaliza Bandeira.