• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Marcenaria moderna: 6 motivos que a deixam mais produtiva

Conceito usado para definir a fase mais tecnológica do setor, a marcenaria moderna permite ao produtor lidar com o desafio da exigência do cliente pela personalização de móveis sem cair no vale dos erros e dos altos custos produtivos. Esse jeito altamente produtivo e automatizado de produzir móveis sob demanda deve-se ao funcionamento de três grandes eixos: máquinas e equipamentos com tecnologia de ponta, software de construção de móveis que “converse” com o maquinário e fluxo de automação entre todos os processos de produção.

Em relação ao método tradicional, a intenção é deixar tudo mais simplificado e ágil graças à automação, que permite atingir uma produtividade cinco vezes mais alta. A boa notícia não para por aí, acompanhe seis motivos favoráveis à adoção da marcenaria moderna.

1 – Redução de custos
No sistema convencional, o marceneiro precisa fazer tudo manualmente: desenhar o móvel, criar as listas de corte e de furação, prever o melhor corte do painel etc. Esse processo, além de demorar, também está sujeito a falha e a altos custos com material, pessoal e energia. Tudo isso pesa no balancete da empresa e deixa o produto final mais caro, diferentemente do que deve ocorrer nesse novo conceito de trabalho, de acordo com gerente comercial da Homag, Germano Basko.

“O coração da solução moderna é o software, que permite a criação rápida dos móveis e envio todas as informações necessárias para a produção diretamente para as máquinas”, diz Basko ao apontar que a fabricação é fiel ao projeto, o que significa que não haverá erro na fabricação.

2 – Orçamento a toque de caixa
Esqueça o árduo trabalho de fazer todo detalhamento de material e seus respectivos valores para fechar o orçamento. A marcenaria do futuro gera os custos completos instantaneamente a partir da formulação do projeto e estimativa dos componentes.

3 – Maquinário enxuto e direcionado
Além do software, a construção de móveis necessita apenas de três máquinas: seccionadora, coladeira de bordas e centro de usinagem.

4 – Construção do móvel ágil
Quando o profissional opera o software é feito o envio automático dos planos de corte e de furação para as máquinas. Isso possibilita construir o móvel em alguns minutos, visualizar as alterações em tempo real, enviar um desenho 3D para o cliente e gerar automaticamente as listas de peças e de material para a produção moveleira.

5 – Aproveitamento do painel
O pulo do gato para enxugar o desperdício de materiais está no processo de corte. Preciso, ele otimiza o aproveitamento do painel graças às informações sob medida geradas pelo software e enviadas para a seccionadora. “O operador só precisa abrir o plano de corte e iniciar a produção”, entrega Basko. Os processos de furos e fresagem seguem o mesmo modelo de execução.

6 – Montagem facilitada
Etiquetas impressas junto às peças cortadas orientam com exatidão a colagem e a montagem final.

exportação de móveis

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *