• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação

Por que inovar na indústria de móveis?

A tecnologia tem gerado um enorme impacto na indústria moveleira. Assim, de modo geral, os clientes preferem projetistas que utilizam os equipamentos mais modernos ao invés de técnicas tradicionais que apresentam determinadas limitações. Ou seja: um importante indicativo da importância da tecnologia na indústria moveleira. Inovar na indústria de móveis é uma necessidade.

As razões para inovar na indústria de móveis

Inovar significa estar disposto agir de maneira diferente, transformando ideias em resultados tangíveis. Assim, todo negócio passa por uma fase difícil em algum momento. No entanto, o ponto-chave para lidar com isso é ter a capacidade para encontrar soluções criativas e estratégicas, que ajudem a explorar novos mercados, produtos, processos e oportunidades. De acordo com Julio Alencar, consultor do Sebrae-SP, os benefícios são variados.

“Pode ser, simplesmente, a implementação bem-sucedida de uma ideia nova que melhore a linha produtiva, aquele ‘pensar fora da caixa’, alterações nos produtos em si (novas matérias-primas, ferragens, etc.) ou no processo (melhoria do fluxo de trabalho e do layout da indústria, por exemplo) contribuem para uma maior competitividade, que é fundamental estando ou não em tempos de crise”, destaca.

Por isso, com uma clientela cada vez mais exigente e um ampla gama de opções disponíveis, a indústria precisa de mudanças e novidades para atender às expectativas de seus clientes.

Dessa forma torna-se essencial prever desafios e transformá-los em soluções criativas e inovadoras que o mercado demande e valorize. Nesse sentido, a inovação permite que as organizações permaneçam relevantes no mercado competitivo, além de desempenhar um papel importante no crescimento econômico dos negócios.

Entre os resultados esperados de inovar na indústria de móveis, estão, por exemplo:

  • Adequar-se rapidamente às novas demandas do mercado.
  • Maximizar o retorno do investimento em tecnologias.
  • Aumentar a produtividade.
  • Ter maior participação no mercado.
  • Fidelizar clientes.
  • Melhorar processos e resultados operacionais.
  • Evitar que seus produtos virem meramente commodities.
  • Reduzir as incertezas e os riscos que circundam seu negócio.
  • Preparar sua indústria para competir no exterior.
  • Garantir que seu negócio não fique obsoleto diante da dinamicidade do mercado.

Principais tendências de inovação em móveis

Uma das grandes inovações recentes na indústria moveleira é a montagem de móveis. Antes, montar uma mobília era uma tarefa difícil para o cliente final, porque havia inúmeras peças. Entretanto, o avanço tecnológico facilitou o processo, que hoje consume menos tempo.

Outra tendência é que – em um futuro próximo – as casas serão tecnologicamente inteligentes. Assim, vai ser grande a procura por móveis que ofereçam tecnologias embutidas, como luz LED, portas USB e capacidade de carregamento.

Muitas empresas também estão apostando produtos ecologicamente corretos. A consciência global quanto às questões ambientais está impulsionando essa tendência. O mobiliário ecológico deve ser livre de substâncias químicas perigosas, utilizando apenas opções seguras para uso interno e que não degradam o meio ambiente.

Além disso, como é grande a procura por residências urbanas mais enxutas, as pessoas também estão interessadas em comprar móveis menores e de fácil transporte. Os multifuncionais também têm sido bastante requisitados para isso e apresentam grande potencial para inovar na indústria de móveis.

Dessa forma, a tecnologia, novas metodologias e movimentos sociais estão mudando o mundo, e não há dúvida de que a indústria de móveis terá que evoluir para atender às exigências de seus clientes. Inovar na indústria de móveis significa, portanto, estar atento às tendências para se manter competitivo e relevante no mercado.

Como a inovação é tratada em sua indústria de móveis e incorporada em seus processos? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *