ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Soluções anti-COVID para móveis: conheça 3 opções nacionais

soluções anti-COVID para móveis.jpg
Em tempos de pandemia, as soluções anti-COVID para móveis ganham mais espaço no mercado devido à preocupação com a saúde das pessoas.

Em tempos de pandemia, as soluções anti-COVID para móveis ganham espaço no mercado. As pessoas estão preocupadas com a situação, especialmente no Brasil, e tendem a adotar tudo o que for possível para reduzir as chances de contaminação.

Neste contexto, os móveis anti-COVID são boas opções para manter um ambiente saudável em casa ou na empresa. Confira, a seguir 3, soluções anti-COVID para móveis disponíveis no Brasil que podem ser utilizadas na indústria moveleira!

Soluções anti-COVID para móveis

Duratex: painéis de madeira revestidos com proteção antiviral e antibacteriana

A Duratex é uma das primeiras empresas brasileiras a oferecer soluções anti-COVID para móveis. E qual solução é essa? Pisos laminados e painéis de madeira revestidos (MDF e MDP) com proteção antiviral e antibacteriana.

Ela utiliza um aditivo desenvolvido por uma empresa especializada em nanotecnologia e voltada para a produção de soluções com materiais inteligentes. A partir disso, a Duratex desenvolveu um projeto para identificar uma solução com adição de íons de prata que potencializa o efeito antiviral.

O produto foi testado e aprovado em laboratórios externos independentes, segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e, também, metodologias ISO 21702 e EN 14476 com quase 100% de inativação viral nos primeiros minutos.  Sem dúvidas, é uma das soluções anti-COVID para móveis seguras e eficientes.

Renata Braga, gerente de marketing dos produtos Duratex, fala que o impacto da pandemia fez a empresa ampliar seus trabalhos de pesquisa. Com isso, eles perceberam que o produto utilizado (antibacteriano) não seria suficiente para combater o vírus e, dessa forma, investiram na produção da proteção adicional (antiviral) e se esforçaram para que ela chegasse ao mercado o mais rápido possível.

Guararapes: painéis de MDF com a tecnologia Nanox Clean®

A Guararapes é uma empresa referência nacional em MDF. Com a pandemia, as soluções anti-COVID para móveis passaram a figurar em seu portfólio. 

Seus painéis decorativos foram submetidos a testes da QuasarBio, no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). No laboratório, foi comprovada a eficácia do material em inativar 99,9% do vírus Sars-Cov-2 em até 30 minutos. 

A tecnologia utilizada é a Nanox Clean®, patenteada pela Guararapes junto a Nanox, uma startup brasileira que desenvolve materiais inteligentes. Inicialmente, a Nanox Clean foi pensada para evitar a proliferação de fungos e bactérias no MDF, motivo pelo qual a proteção está presente em todo o portfólio decorativo da Guararapes, desde 2015. 

No entanto, nos dias de hoje, é mais uma das soluções anti-COVID para móveis que podem proteger pessoas da contaminação. A nanotecnologia cria uma barreira de proteção que, ao entrar em contato com agentes patógenos, inativa fungos, vírus e bactérias. Isso ocorre devido à propriedade natural da prata, que possui conhecida ação antibacteriana. No caso do coronavírus, ela oxida a camada externa do vírus e o elimina da superfície.

Humberto Oliveira, gerente de marketing da Guararapes, diz que “com o surgimento da Covid-19, achamos que a potente ação antimicrobiana e viral de nossos produtos pudesse ser também eficaz no combate ao coronavírus”.

TNS: nanotecnologia antiviral para tratamentos em superfícies

A TNS é uma empresa fundada em 2009 que possui um compromisso de contribuir para a sociedade com tecnologias que promovem o bem estar e a saúde. Ela trabalha com grandes players do mercado, levando inovação e novas funcionalidades para os mais variados segmentos. 

É da TNS uma das soluções anti-COVID para móveis interessantes, à base de nanomateriais. De acordo com Gilberto Falk, engenheiro de aplicação da TNS, os nanomateriais, “uma vez incorporados em revestimentos de MDF e MDP e pisos laminados, cria uma superfície aprimorada, que controla ativamente o crescimento de vírus, bactérias e fungos, sendo ativa 24 horas por dia, 7 dias por semana”. 

O engenheiro destaca que isso também se aplica para a indústria de tintas e vernizes voltados para o segmento moveleiro. Dessa forma, diversos ambientes podem ser protegidos, evitando contaminações cruzadas, perdas de produção e propagação de doenças.

Por fim, Falk pontua que a TNS também desenvolve um spray multiuso, “com ação antiviral de no mínimo 72 horas comprovadas nos mais variados tipos de superfícies." 

As soluções anti-COVID para móveis trazem mais segurança para os ambientes e para as pessoas. Sem dúvidas, o setor moveleiro ficará ainda mais atento a essas proteções para que seus produtos promovam também o bem-estar nos ambientes. E você, conhece outra solução anti-COVID para móveis?

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar