ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ForMóbile Trends: transformação digital exige flexibilidade do setor moveleiro

Article-ForMóbile Trends: transformação digital exige flexibilidade do setor moveleiro

ForMóbile Trends - Andrea Ioro

ForMóbile Trends - Andrea Ioro

A Transformação Digital deixou de ser uma necessidade do futuro para se tornar uma realidade. A conclusão é uma só: quem não se adaptar será deixado para trás. Assim, trocar ideias com especialistas, inclusive de segmentos diferentes, pode fazer toda a diferença para o setor moveleiro. Foi com essa intenção que a ForMóbile promoveu ontem o ForMóbile Trends, reunindo profissionais e representantes da indústria de produção de móveis com especialistas em tecnologia, tendências digitais, varejistas e arquitetos para uma tarde de troca e aprendizado.

Abrindo o evento, Andrea Ioro, ex-CEO do Tinder e atual CDO da L’Oréal, trouxe aos presentes uma discussão importante sobre o conjunto de habilidades necessárias para a transformação digital. “Estamos vivendo um momento cada vez menos transacional e mais experiencial”, comentou. “Por isso, precisamos focar nas experiências e dores dos nossos consumidores, indo além da venda”, completou. Confira a seguir alguns dos principais pontos da apresentação!

Novo momento, novas habilidades

Para o CDO, esse momento de transição exige novas habilidades dos gestores. Entre as principais, destaca-se a flexibilização do saber. “Essa não é uma habilidade apenas de pessoas, mas pode ser uma mudança no modo de pensar da própria empresa”, comentou. De acordo com ele, o sucesso dos negócios digitais não está na tecnologia, mas no entendimento sobre o usuário.

Isso se aplica ao setor moveleiro, que precisa encontrar formas de lidar com seu público. “É hora de escolher entre ser um espectador, que apenas observa as mudanças, ou um protagonista, e começar a agir para mudar”, disse.

A palestra reuniu profissionais do setor moveleiro para um encontro sobre inovação e transformação digital

Inovação e modelos de negócio

Para Ioro, é preciso desmistificar o conceito de que inovaçãosignifica necessariamente ter uma ideia inédita. “Mais importante do que ter a ideia é executar os projetos. A execução inovadora muitas vezes diz respeito a olhar o que você tem disponível e encontrar formas de aproveitar melhor as oportunidades”, apontou. “Inovar não é reinventar a roda, mas encontrar novas formas de fazê-la girar”, exemplificou.

Altruísmo digital e pensamento crítico

Outro conceito que precisa ser revisto é o de que, para que um ganhe, outro precisa perder. “Precisamos pensar em negócios que priorizem a empatia, as histórias e as relações humanas. É preciso identificar formatos que gerem valor para todos os lados, tanto empresa quanto cliente”, defendeu.

Ainda de acordo com Ioro, é hora de fazer perguntas difíceis e que questionem o status quo das coisas: “estamos no caminho certo? Ou estamos apenas repetindo erros? O que podemos fazer diferente? Essas respostas poderão gerar novas abordagens para os negócios”, completou.

ForMóbile Trends: Painel de discussão e prêmio Top Móbile

O ForMóbile Trends também reuniu em um painel especial representantes do varejo para uma roda de conversa. Sob o tema “Como repensar o modelo do seu negócio pode ser vital para que sua empresa se mantenha competitiva na era digital”, os participantes deram dicas práticas e sugestões de como a indústria de móveis pode aproveitar o novo momento da sociedade. “Ninguém vai a lugar nenhum sozinho. É importante se relacionar com toda a cadeira produtiva e se cercar de pessoas boas em todas as áreas”, defendeu Ana Helena Szasz, Head de e-commerce business na E-Bit-Nielsen.

Logo após o evento, o SP Expo também foi palco da 14ª Edição do Prêmio Top Móbile, da Revista Móbile. A edição premiou os Top Of Mind entre Fornecedores da Indústria e Fabricantes de Móveis Seriados. O prêmio é um reconhecimento que serve também de termômetro indicador para as marcas mais lembradas do setor moveleiro nacional.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar