ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aplicações da automação na Indústria Moveleira

Article-Aplicações da automação na Indústria Moveleira

Aplicações da automação na Indústria Moveleira.png
A automação na indústria moveleira abre oportunidades, mas exige investimentos. Entenda o potencial dessas mudanças

A automação industrial é uma tendência em todas as empresas que querem se destacar em um cenário cada vez mais competitivo. A chamada Indústria 4.0, em que a inteligência digital é incorporada no maquinário, garantirá que negócios tenham mais destaque e eficiência.

Não por acaso, o uso de tecnologia é um dos destaques de um documento publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) neste ano. As “diretrizes para a próxima década” destacam que as empresas brasileiras devem investir em educação, com o objetivo de formar mão de obra altamente qualificada.

“Esse mundo admirável requer trabalhadores bem formados, conectados com as tecnologias digitais, e capazes de interpretar e aplicar as inovações nas diversas atividades das empresas. Para isso, é necessário melhorar a qualidade da educação em todos os níveis”, diz Robson Andrade, presidente da CNI.

A indústria de móveis também está olhando para o futuro. A automação na indústria moveleira já indica algumas mudanças de paradigmas e novas formas de fazer móveis.

Automação na indústria moveleira: o que já mudou?

A automação da indústria já mudou alguns processos das empresas, além de abrir novas oportunidades para gerar produtos ainda mais inteligentes e com maior valor agregado.

Uso de matéria-prima

Empresas do setor moveleiro que já estão experimentando melhoras em seus processos, devido aos investimentos em automação na indústria, notam uma redução no desperdício de matéria-prima.

Em todas as indústrias, a otimização no uso de matéria-prima sempre foi um objetivo, já que pode melhorar os resultados financeiros dos negócios. Durante a pandemia, muitas cadeias de produção foram afetadas, ficando sem acesso à matéria-prima. Isso foi o caso da indústria moveleira.

Nesse caso, a necessidade de usar os materiais de forma inteligente se apresentou não como uma oportunidade de reduzir custos, mas uma prioridade para conseguir produzir.

Móveis inteligentes

A automação na indústria moveleira tem gerado uma nova geração de móveis, cada vez mais integrados à internet. As mudanças ainda são sutis, na maioria dos projetos, mas já indicam um novo caminho de consumo.

O uso de lâmpadas de LED, por exemplo, ajuda os consumidores a usarem os móveis de forma mais simples. Essa iluminação pode ser controlada por aplicativos, tornando produtos do dia a dia, como armários e guarda-roupas, parte de uma experiência de uso.

Nas gavetas, o mobiliário ganha segurança com o uso de travas automáticas ligadas a smartphones. Isso atende uma demanda de consumo que nem sempre é explorada dentro do varejo de móveis domésticos.

Gestão de dados

Há alguns anos, as empresas estão fazendo uso constante de análise de dados em seus processos. Em alguns casos, esses relatórios automatizados guiam ações também automatizadas. É como se a fábrica passasse a operar sozinha.

Entre os ganhos dessa ação estão a redução de falhas, a rapidez na tomada de decisões e o acesso a dados internos que vão se revelando extremamente necessários para as empresas.

Automação na indústria moveleira: o que vem por aí?

Muitas empresas ainda estão na Indústria 3.0, ou seja, aquela indústria que começou a ser alterada pelo avanço de tecnologias, como a Telecom e Tecnologia da Informação.

De um modo bem resumido, a Indústria 4.0 se difere da anterior porque aqui não estamos falando apenas de comunicação, mas de automação. É verdade que conseguir se comunicar em tempo real com fornecedores, equipes, entregadores etc. foi um grande avanço.

Contudo, agora, o avanço está em usar a tecnologia para automatizar processos, ganhando qualidade e eficiência. Feito esse esclarecimento, vamos conhecer alguns processos que devem ser modernizados em um futuro não muito distante.

Logística

A análise de dados já transformou completamente a logística de entrega da indústria moveleira e promete se tornar ainda mais presente nesse importante setor.

Os dados conseguem racionalizar a dinâmica logística, fazendo com que a distribuição de materiais seja feita de forma eficiente. Isso garante um controle de estoque adequado e um setor de compras com mais autonomia para tomar decisões, por exemplo.

Por outro lado, a automação e a tecnologia 5G farão com que esses avanços se tornem ainda mais intensos. Em alguns mercados, como o de transporte de passageiros, empresas como Uber garantem que carros autônomos operarão comercialmente em breve. Essa tecnologia poderá ser usada na entrega de móveis, um dia.

Manutenção de máquinas a distância

A tecnologia 5G deve reduzir as distâncias continentais. Desse modo, engenheiros poderão fazer manutenções a distância de maquinários. Isso reduz o impacto que a falta de mão de obra especializada tem quando falhas mecânicas ocorrem.

Automação na indústria moveleira: os desafios do Brasil

Apesar de se destacar no mercado latino-americano, a indústria brasileira ainda tem pouca competitividade quando comparada a outros países. A automação na indústria pode equilibrar esse jogo.

Contudo, para isso, é preciso que as empresas tenham acesso a linhas de crédito para conseguirem investir em tecnologia. Esse capital precisará ser disponibilizado também para pequenas empresas e não apenas para as líderes de mercado.

A falta de mão de obra qualificada, principalmente em TI, também pode dificultar a automação na indústria brasileira. Não por acaso, a CNI destaca a importância de a sociedade reunir esforços para criar talentos no Brasil. Muitos profissionais dessa área têm deixado o país para ganhar em euro ou em dólar. Em muitos casos, nem é preciso sair do Brasil, já que o trabalho remoto permite que essa mão de obre atue no exterior.

Quer preparar a sua empresa para os desafios futuros? Então, você precisa investir em ESG!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar