ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

investimento-manufatura-avancada-industria-moveis-formobile

Tenha uma fábrica totalmente automatizada: saiba o que é Manufatura Avançada e seu investimento

As indústrias de móveis do Brasil estão vivenciando uma grande evolução rumo à Manufatura Avançada, também chamada de Indústria 4.0. O conceito une automação, robótica e as tecnologias mais avançadas para transformar de forma abrangente toda a esfera da produção industrial.

Ao adotá-la, as decisões no chão de fábrica passam a ser tomadas por máquinas de produção dotadas de sensores capazes de comunicar-se entre si, receber informações em tempo real, armazenar dados na nuvem, identificar e corrigir defeitos sem a intervenção humana, entre outras ações.

Mas para que tudo isso seja efetivamente colocado em prática pelas indústrias do setor moveleiro, saber investir da forma correta é fundamental. “A empresa precisa ter uma avaliação dela mesma em relação ao produto fabricado e ao mercado no qual está inserida, além de uma compreensão clara de onde deseja chegar para poder definir o tempo e o investimento necessário para isso”, salienta Cândida Cervieri, diretora executiva da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

O que fazer para investir certo?

Quando se fala em investimento para chegar ao patamar da Manufatura Avançada, o empresário da indústria do setor moveleiro pode apostar em máquinas e equipamentos, sistemas de automação e controle, softwares de projetos conectados ao processo produtivo, melhoria da logística interna, sistema de geração integrado à produção, entre outros.

Caso a empresa não tenha capacidade para um investimento global, é possível obter ótimos resultados com valores menores direcionados para consultorias de gestão da produção, readequação de layout ou, até mesmo, para a implementação do Lean Manufacturing.

Além disso, o investimento irá depender do estágio da empresa. “Estima-se que uma fábrica que precise se modernizar completamente deva demandar um investimento entre R$ 500 mil e R$ 700 mil, adquirindo equipamentos nacionais”, comenta Arthur Guimarães Carneiro, analista técnico da Unidade de Atendimento Setorial da Indústria do Sebrae Nacional.

Ele ainda enfatiza um ponto muito importante ao qual o gestor precisa estar atento ao decidir migrar para a Indústria 4.0. “A modernização tem de ser compatível com as perspectivas futuras da empresa, pois investir no aumento da capacidade instalada e deixar a fábrica ociosa pode gerar grandes transtornos e custos desnecessários.”

Lembrando que não é necessário modernizar toda a fábrica de uma só vez, pois dependendo do nível atual da produção, é possível fazer o processo por etapas. Em relação ao tempo para a modernização, assim como os custos, ele também varia de acordo com o nível que se pretende atingir. Uma modernização simples, com a inserção de novos maquinários pode levar menos de um mês. Já aquelas maiores, que requerem mais investimentos e implantação de softwares e tecnologias, podem levar seis meses, por exemplo.

Quer saber mais sobre o que fazer para elevar a sua indústria de móveis para o nível 4.0? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e fique por dentro de todas as dicas.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar