ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

acoes-marcenaria-alta-performance-formobile

Ações ajudam a transformar marcenaria em negócio de alta performance

Negócios que não inovam e melhoram seus processos perdem a competitividade e, com o tempo, são fadados ao fracasso. Os desafios são muitos, assim como as incertezas, mas é possível, para o empreendedor, explorar novas oportunidades de mercado e expandir sua empresa, mesmo em tempos de crise.

Para aumentar o desempenho das atividades realizadas no dia a dia é necessário implementar um conjunto de dicas e técnicas de gestão. “É importante salientar que a perenidade de uma empresa demanda a sistematização da sua gestão, conectando boas práticas em torno de um plano de negócios”, afirma Paulo Bruscato, gerente do Sebrae-RS.

Confira, a seguir, dicas práticas que podem transformar sua marcenaria em um negócio de alta performance a curto, médio e longo prazo.

Incentive venda complementar

Quando bem implementada, a venda complementar, também conhecida como venda cruzada, pode trazer lucratividade e grandes resultados para a sua gestão. A ideia é oferecer itens extras àqueles clientes que já adquiriram ou estão com os seus produtos. Você pode, ainda, propor um desconto ou outras vantagens para estimular uma compra casada.

Venda produtos de qualidade

Tenha um produto de preço adequado à realidade do mercado e a do seu cliente, mas cuidado para não pecar na qualidade. Verifique o quanto você pode baixar o preço sem comprometer os custos de produção e sua margem de lucro. Um produto com qualidade duvidosa não fideliza cliente e ainda prejudica a reputação do seu negócio.

Analise suas prioridades

Faça uma lista de ações que podem ajudar seu negócio a crescer e priorize tudo o que for urgente e importante para conquistar resultados e melhorar sua produtividade.

Corte gastos desnecessários

Faça uma análise de cada despesa de sua empresa e defina quais são os gastos que podem ser cortados sem afetar a produtividade e o crescimento do seu negócio. Priorize apenas os pagamentos que impactam o funcionamento da empresa e faça um controle de estoque preciso, a fim de eliminar compras desnecessárias ou duplicadas. Eliminando gastos dispensáveis, haverá verba para investir em ações com maior potencial de gerar resultados, inovação e performance.

Reduza o estoque

Capital aplicado em produto que não tem giro faz você perder dinheiro. Além de não ter rendimento, você deixará o seu espaço de armazenamento comprometido e ainda correrá o risco de deterioração dos materiais.

Incentive a equipe

Tenha contato e incentive constantemente sua equipe. Cuide da energia positiva e do bom clima organizacional, pois isso tem impacto direto na produtividade da empresa.

Ações que geram retorno no médio e longo prazo

Com um plano de negócios bem estruturado, vendas em alta e fluxo de caixa em um nível confortável, é hora de investir em ações que vão potencializar ainda mais os seus resultados e a alta performance do seu negócio. Neste momento, pense na possibilidade de contratar consultorias e invista em tecnologia e treinamentos para você e a sua equipe. “Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado”, completa Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae-SP.

Assim, para transformar sua empresa em um negócio de alta performance, é preciso planejamento, dedicação, foco e acompanhamento constante, gerando melhorias e aproveitamento de oportunidades.

Quer saber mais sobre como potencializar os negócios da sua marcenaria? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima! 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar